Ana Furtado passou por uma grande luta contra o câncer de mama em 2018. Agora, no Outubro Rosa, a apresentadora usou seu Instagram para conscientizar a população sobre a doença.
Iniciando com um bem-vindo ao movimento, Ana Furtado pede para que possa iluminar, transformar e salvar a vida de várias pessoas. "Segundo uma pesquisa recente, cerca de 47% das brasileiras não foram ao ginecologista e/ou mastologista durante a pandemia. Com o medo da Covid-19 e, muitas vezes, por conta do longo tempo de espera para conseguir agendar consultas e exames, muitas mulheres deixaram seus check ups para depois. Mas nós sabemos que o câncer de mama não espera", relatou.
Vale lembrar que não somente as mulheres são atingidas pelo câncer de mama. Além dos homens trans e não-binários, de acordo com um estudo feito em 2019, a cada 100 mulheres, um homem sofre pelo tumor.
Ana Furtado ainda lembra aos seus seguidores para realizarem os exames: "Vá ao médico. Faça seus exames. Incentive suas amigas e familiares a fazerem o mesmo. Quanto antes, melhor. Eu espero que você tenha conseguido baixar os 5 dedos nesse desafio. E se ainda não, te desafio a finalizá-lo agora! Vamos juntas?".
O Outubro Rosa foi feito pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, por volta de 1990. Todos os anos, a data é celebrada para divulgar informações e promover a saúde pública das pessoas afetadas pela doença.