PLÁGIO

Ximbinha está sendo processado por plágio; saiba detalhes

O guitarrista gravou uma música de um compositor sem autorização

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 23/11/2021 às 10:09 | Atualizado em 22/08/2022 às 11:43
Notícia
X

Segundo informações da jornalista Fábia Oliveira, do Em OFF, um compositor procurou a Justiça do Pará  a fim de denunciar Ximbinha de plágio da música ''Palavras''. Até o momento, o guitarrista ainda não foi citado.

Francisco Cláudio Dantas Lemos, o autor da ação, afirmou que em 2018 no projeto que Ximbinha participa, o ''Cabaré do Brega'', a música em questão foi gravada para o DVD, além de ter sido cantada em vários grandes shows naquele ano, e ele não teve participação financeira nos lucros. 

Além disso, ele afirma que não foi dado os devidos créditos para a música, o que ocasiona violação de direitos autorais.

''Há de se considerar que deliberada e consciente houve o explícito uso indevido da ideia do autor, causando sérias confusões no público alvo, que consumiam uma obra de um autor atribuindo a outro'', afirmou o advogado do compositor na petição.

Ainda consta no processo que: ''Não se trata, portando, de mera semelhança entre as obras comparadas, mas sim de cópia exata, configurando plágio''.

Francisco tentou procurar Ximbinha para um acordo amigável, porém o ex-marido de Joelma não o recebeu bem. Afirmou ainda que foi 'enxotado' por ele. O pedido de indenização por danos morais gira em torno de R$50 mil.

Tags

Autor