HIV/AIDS

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS: veja 8 famosos que revelaram ser soropositivos

Celebridades falam sobre descoberta do HIV para tentar diminuir os preconceitos associados ao vírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 01/12/2021 às 17:01 | Atualizado em 14/08/2023 às 7:46
Notícia
X

Neste 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar e conscientizar a população sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

No Brasil, a data é celebrada anualmente desde 1988 com campanhas de conscientização. Vale lembrar que o período marcou o “ápice” da pandemia da doença em todo o mundo.

Apesar de ainda hoje não existir uma cura para a AIDS, cientistas em todo o mundo empreendem esforços contínuos em busca de melhoria nos tratamentos.

Aliás, alguns medicamentos já se tornaram eficientes na estabilização dos efeitos da doença no corpo humano e na melhoria da qualidade de vida dos soropositivos, como são chamados os indivíduos portadores do vírus HIV.

Recentemente, o Brasil foi apontado como o país que tem o melhor tratamento de controle da doença no mundo.

Isso graças aos programas de distribuição gratuita de medicamentos e às campanhas de prevenção da doença, lideradas especialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Preconceito contra soropositivos ainda existe?

Ainda que tenhamos avançado nos tratamentos, falar sobre a AIDS é um tabu para muitos. Talvez, tanto pela falta de informações sobre a doença, quanto pelo preconceito que ainda perdura na sociedade.

No início da pandemia, ainda nos anos 1980, falar que era portador do vírus HIV era o suficiente para que este indivíduo fosse renegado, colocado à parte e tratado como uma pária social.

Hoje, 40 anos depois, muito disso ainda acontece e é por isso que quando celebridades falam sobre a doença, toma-se estas pessoas como exemplos midiáticos no combate ao preconceito contra pessoas soropositivas.

No Brasil, Cazuza se tornou símbolo da luta contra a AIDS ao admitir ser portador da doença, em 1989.

O Blog Social1 celebra o Dia Mundial da Conscientização da AIDS em 2021 com um compilado de celebridades que convivem com a síndrome, falam sobre ela de forma aberta e usam seu espaço midiático para levar informações sobre HIV/AIDS para todos.

>> Vacina contra o HIV da Moderna começa a ser testada em humanos

Confira o que disseram o mundo das celebridades sobre o HIV/AIDS:

Conchita Wurst

A cantora e drag queen austríaca assumiu em 2018, via redes sociais, ser portadora do vírus HIV.

No texto, ela explica que estava vindo à público após chantagem de um ex-namorado que queria expor sua condição. Por isso, Conchita Wurt preferiu tornar público o seu status.

Na ocasião, ela revelou que já se trata há anos e que esperava que seu anúncio ajudasse a diminuir o preconceito com relação aos portadores de HIV.

Charlie Sheen

O ator norte-americano astro da série “Two and a Half Men” revelou em 2015 que descobriu o diagnóstico em 2011.

Na entrevista, Charlie Sheen disse que não tinha revelado para todas as suas parceiras ser HIV positivo, mas que nunca deixou de usar proteção nas suas relações sexuais. "Nenhuma pessoa foi infectada", afirmou o astro.

Magic Johnson

Hoje, aos 62 anos, o ex-jogador de basquete americano revelou ser HIV positivo em 1991. Segundo Magic Johnson, os avanços da medicina e seus cuidados diários com a saúde ajudam a sua convivência por mais de 30 anos com a doença.

Atualmente, o astro é um dos mais ferrenhos militantes da causa, dizendo ter se comprometido a ser “o rosto do HIV no mundo

“HIV mudou minha vida. Em 1991, as pessoas consideravam a doença uma sentença de morte. A minha esposa e minha família foram o meu maior suporte, sem eles eu não estaria aqui hoje”, disse o atleta em 2020.

Jonathan Van Ness

O cabeleireiro, ator e apresentador revelou ter descoberto ser HIV positivo aos 25 anos. A descoberta aconteceu depois dele ter desmaiado durante o trabalho em um salão de beleza e precisou passar por alguns exames.

“Esse dia foi tão devastador quanto você imagina que pode ser”, disse o astro de “Queer Eye” ao New York Times. Em 2019, aos 32 anos, van Ness escreveu em seu Instagram que se considera “um membro da maravilhosa comunidade HIV positiva”.

Leandro Buenno

O ex-participante do The Voice 2014 falou sobre ser homossexual e soropositivo em suas redes sociais e os preconceitos que têm sofrido.

“Ser gay e HIV+ num pais que trata ambos os assuntos de forma tão distante e pejorativa, não e assim tão fácil. Pertenço a um grupo que aparenta sempre ter que viver atrás de um muro, tendo que medir as palavras, os trejeitos, omitir pra ser ‘aceito’ e tentar se encaixar no que aparentemente e o ideal”, disse Leandro Buenno, na ocasião.

"O maior vírus que enfrentamos hoje e o da ignorância, e assim como o HIV ele também não tem cara, nem escolhe orientação sexual".

Alberto Pereira Jr.

O jornalista e ator, apresentador do programa Trace Tends, da Rede TV!, é soropositivo desde 2009, revelou em 2019.

Este ano, em entrevista ao Estadão, Alberto Pereira Júnior explicou que contar ao público sobre sua doença foi como “sair do armário pela segunda vez”.

Alberto realizou uma performance em um workshop de arte contemporânea.

>> Facebook, Instagram e YouTube derrubam live na qual Bolsonaro mentiu ao associar a vacina contra covid à aids

“Sentei em um banco de uma praça, com uma placa ao lado revelando meu status HIV positivo e convidei o público a ressignificar a imagem preconcebida de um corpo positivo!", declarou Alberto.

"No começo fiquei com medo. Depois de um tempo sem ninguém me tocar, uma senhora parou, leu o que estava escrito na placa e me deu um sorriso acolhedor. Se aproximou e me tocou. Aí percebi que estava no caminho certo”, contou.

Billy Porter

Astro da série “Pose”Billy Porter revelou em 2021 ser HIV positivo há 14 anos. O ator contou que demorou muitos anos para contar sobre seu diagnóstico porque o meio que vive é muito preconceituoso e a AIDS é tratada como um “castigo divino”.

"Há 14 anos convivo com essa vergonha em silêncio. HIV-positivo, de onde venho, uma igreja pentecostal com uma família muito religiosa, é o castigo de Deus", afirmou.

Na série “Pose”, seu personagem também é diagnosticado com HIV e isso o ajudou a pensar mais sobre sua própria condição e como trazê-la a público.

>> HIV: Pandemia de covid-19 reduz combate à aids, e Pernambuco alerta para menor testagem 

O ator afirma que o momento de isolamento social o ajudou a refletir sobre tudo. "Estou no momento mais saudável de toda a minha vida. Então é hora de deixar tudo isso ir e contar uma história diferente", revelou.

"Não há mais estigma - vamos acabar com isso. Está na hora. Eu tenho vivido isso e tive vergonha por tempo suficiente", completou.

 

Tags

Autor