Previsões

Quem foi Baba Vanga, vidente que previu o atentado de 11 de setembro?

A curandeira búlgara cega profetizou diversas situações para o ano de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 28/12/2021 às 13:52 | Atualizado em 29/12/2021 às 21:32
Notícia
X

Baba Vanga ou Profetisa de Rupite, apelido dado à Vangelia Pandeva Dimitrova, foi uma profetisa e curandeira búlgara cega. A mulher ficou famosa por acertar diversos desastres e um deles foi o de Chernobyl, a queda da União Soviética e o atentado de 11 de setembro.

Desde que suas previsões se realizaram, Baba Vanga chegou a atender 50 pessoas por dia e ela explicou o modo que sabia das coisas: vozes de criaturas invisíveis que contavam o que ela quisesse ter ciência. Mesmo sendo muito famosa no século 20, existem poucos documentos oficiais sobre suas previsões e sua vida.

Baba Vanga morreu em 1996, devido a câncer de mama aos 85 anos, e deixou previsões até o ano de 5079. A profetisa nasceu em 1911 e já gostava de brincar de jogos com olhos fechados para adivinhar onde um objeto estaria. Mas como ela chegou a ficar cega? Algumas versões dizem que aos 12 anos, passou por uma tempestade que a jogou em um areal e somente dias depois foi encontrada. Toda a exposição à areia a fez ficar sem enxergar.

Em 1966 aconteceu algo inédito: Baba Vanga foi contratada como funcionária pública, sendo a primeira vidente a conseguir este feito. Mas, não pense que isso foi algo bom, pois muitos ficaram desconfiados de que ela estaria recebendo informações privilegiadas para repassar aos seus clientes.

Claro que ela previu que no dia 11 de agosto de 1996 morreria. Só que ela deixou um recado: uma menina de 10 anos, também cega, da França, receberia seus poderes.

Mentiras?

Ao jornal búlgaro 24 Chasa, Boyka Kostadinova, vizinha de Baba Vanga por 50 anos, deu uma entrevista falando sobre a vidente. Inclusive, disse que era mentira a versão de que ela perdeu a visão em uma tempestade. "Vanga nunca fez essas previsões! Algumas pessoas inventam, outras acabam repetindo. Ficam especulando porque todos acreditam nela. Ouvimos muitos conselhos dela, ela ajudou muitas pessoas, mas no fim do mundo nunca ouvimos falar. [...] Ela era uma moralista e uma cristã muito devota. Até mesmo ficou zangada quando uma mulher infiel apareceu (para lhe pedir conselhos)", contou.

Sobre a sua cegueira, a mesma vizinha também disse que foi mentira e, além disso, não existe registro meteorológico que indique um fenômeno climático naquela época.

Previsões para os próximos anos

Mesmo após a sua morte, a vidente Baba Vanga continua sendo relevante. As suas previsões sobre coisas que aconteceriam ainda chamam atenção pela precisão dos fatos. Para 2022, ela previu que o mundo enfrentaria mais uma pandemia, dessa vez de um vírus mortal que deve ser descoberto na Sibéria.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor