NUtrição

Pão na dieta de emagrecimento pode? Nutricionista explica

Depois da bronca que Arthur Aguiar levou da esposa, Mayra Cardi, ao comer um pedaço de pão no BBB 22, especialista revela se pode ou não incluir o alimento na dieta

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Oliveira

Publicado em 26/01/2022 às 21:48 | Atualizado em 26/01/2022 às 21:51
Notícia
X

Tradicional em diversas culturas, o pão tornou-se um dos pratos mais populares do mundo, especialmente para os brasileiros. Nos últimos dias, o alimento ganhou destaque nas redes sociais. Tudo porque Arthur Aguiar ao comer um pedaço de pão no Big Brother Brasil 2022 foi repreendido pela esposa Mayra Cardy. 

"Amor, você não podia ter comido pão. Você acabou de destruir todo o trabalho que fiz no seu corpinho", disse Mayra Cardi no início do vídeo. Ela revelou ainda que o marido perdeu, em 30 dias, cerca de nove quilos para entrar no BBB 22.

Daniel Cady, que é nutricionista, no entanto, criticou a empresária. Em suas redes sociais, o marido de Ivete Sangalo acusou Mayra Cardi de terrorismo e alertou as pessoas para que elas se alimentem sem culpa.

Pão: vilão x mocinho? 

O Blog Social1, pensando em auxiliar as pessoas que querem emagrecer, buscou saber se o famoso pãozinho pode ser inserido no cardápio nutricional. Segundo a nutricionista Tamyris Farias: "depende". Cabe lembrar que, na nutrição, não existe uma receita fixa e que os casos devem ser avaliados de acordo com o contexto.

"Dentro da nutrição, tudo depende no sentido de: para quem, quando, qual o objetivo. Mas, se o objetivo for emagrecer, costuma-se falar muito em pão porque ele tem um alto índice glicêmico, que promove picos de glicose e picos de insulina que vão favorecer o acúmulo de gordura", explica a especialista.

Tamyris pontua que é possível incluir o pão dentro de uma dieta, caso haja equilíbrio. "Mas, dentro de uma dieta, conseguimos modular isso através da carga consumida. Podemos combinar o pão com outros alimentos rico em proteínas e gorduras boas".

Pão merece cuidado especial por ter glúten

Pessoas que possuem intolerância ao glúten devem ter cuidado. Isso porque, em hipótese alguma, elas devem incluir o pão em seu cardápio nutricional. "Pessoas celíacas não devem consumir o pão. Nesse caso, este alimento é considerado um vilão. Existem também outras condições que, no consultório, a gente vai vendo a necessidade de fato de retirar o glúten" comenta a nutricionista.

Adesão à dieta também influencia no emagrecimento, diz nutricionista

Tamyris Faria ressalta ainda que é preciso ter cuidado para que as pessoas não se privem muito dos alimentos. "O mais importante na dieta é a adesão. Muitas vezes, existe aquela pessoa que ama o pão e que a gente sabe que, se tira-lo totalmente, ela não consegue seguir a dieta. Então, é muito melhor ter aquele pãozinho ali para a pessoa conseguir seguir o cardápio, do que sair tirando tudo", finaliza. 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor