Nesta terça-feira (15), a família da diretora de Halyna Hutchins, que morreu no set de filmagem do filme 'Rust' em outubro de 2021, entrou com um processo contra Alec Baldwin e outros envolvidos na produção do longa.
De acordo com a revista Variety, a ação alega que imprudência e corte de custos levaram à morte da diretora. Halyna Hutchins deixou o marido, Matthew Hutchins, e o filho de 9 anos do casal.
Em uma coletiva de imprensa o advogado da família, Brian Parnish, disse que Alec Baldwin e outros produtores tiveram "conduta imprudente e medidas para reduzir custos".
"Estamos acostumados com pessoas vindo de fora para brincar de caubói que não sabem usar armas. Você não entrega uma arma a alguém até que você dê treinamento de segurança… Ninguém deveria morrer com uma arma de verdade em um set de filmagem de faz de conta," disse o advogado.
Na ocasião, Brian Parnish apresentou uma lista de "pelo menos 15 procedimentos padrões da indústria" que, segundo ele, foram ignorados pelos produtores do filme.
Dentre eles estaria o de não usar armas cenográficas no lugar de um revólver de verdade. O advogado também alegou que Alec Baldwin se recusou a receber treinamento para sacar o revólver.
Além de Alec Baldwin, que também era um dos produtores do filme, o processo tem como alvo outros sete produtores: Ryan Smith, Allen Cheney, Nathan Klingher, Ryan Winterstern, Anjul Nigam, Matthew DelPiano e Emily Salveson.
Os membros da equipe Sarah Zachry, Dave Halls, Hannah Gutierrez Reed, Gabrielle Pickle, Seth Kenney e outros também são acusados.