Uma das figuras mais emblemáticas de Pantanal, o Velho do Rio aparece na novela sempre fazendo uma ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico.
A história original de Benedito Ruy Barbosa é inspirada em algumas lendas do folclore pantaneiro, por isso, mulher que se transforma em onça e o velho que se torna sucuri é uma forma de proteção dos personagens.
Lenda do Velho do Rio
Além de proteger as matas e cuidar dos feridos, ele defende os animais e está sempre de olho na família Leôncio. Não são todos que conseguem vê-lo, mas na segunda parte da trama - que está acontecendo atualmente - o Velho do Rio começa a ganhar grande destaque e muitas pessoas consegue vê-lo, com exceção de Leôncio, que só vai enxergar o homem no fim da trama.
Em um conversa prevista para acontecer entre o capítulo de sexta-feira (13) e sábado (14), Trindade dirá a José Leôncio que viu a imagem do patrão nos olhos do Velho do Rio. Na sequência, ele falará a José Leôncio que o Velho do Rio poder ser Joventino, pai desperecido de José.