No capítulo que foi ao ar na última segunda-feira (23), de "Pantanal", Juma (Alanis Guillen) está disposta a descobrir o passado da Muda (Bella Campos). Então, durante um banho de rio, a filha de Maria Marruá consegue arrancar a verdade da amiga.
Durante o banho de rio, a menina onça começa a questionar o passado da forasteira. A muda, então, fica relutante para contar a verdade, mas é encurralada pela amiga, que a pega pelo pescoço. Sem saída, ela revela que chegou para vingar a morte do pai, que teve sua vida tirada pelo pai de Juma (Gil).
A namorada de Jove (Jesuíta Barbosa) fica enfurecida , mas a amiga confessa que, após conhecer a pantaneira e sua mãe, desistiu da ideia.
A Muda, por sua vez, fala os motivos que a fizeram ir para o pantanal, revelando também quem vendeu as terras para seus pais. Em seguida, ela conta que Gil matou o homem errado, fazendo Juma acreditar que, caso ela morra pelas mãos da amiga, o ciclo de injustiça vai continuar.
Após descobrir tudo, Juma perdoa a Muda e adiciona a amiga no plano para se vingar do fazendeiro Tenório (Murilo Benício). A pantaneira fez uma aliança com o funcionário do fazendeiro para alcançar seus objetivos.