Uma cena no programa É De Casa, da TV Globo, vem provocando discussões na web desde que foi exibida, ainda no sábado (11). O momento em questão envolve a apresentadora Talitha Morete e Silene, uma vendedora que era uma das convidadas da atração.
Silene é vendedora de cocadas e foi convidada para a atração por conta do seu sucesso de vendas. No É De Casa, ela reproduziu a receita.
Talitha Morete, então, levantou para pegar a bandeja mas, em vez de distribuir os doces, pediu para que Silene servisse os demais. "Pode oferecer, por favor, que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá Silene?", diz a apresentadora.
Racismo
Logo em seguida, a convidada levanta e pega a bandeja, afim de oferecer a cocada. O outro apresentador, Manoel Soares - única pessoa negra do programa- tenta então reverter a situação e se oferece para distribuir o doce.
"Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", diz.
A situação levantou uma discussão sobre o comportamento de Talitha e questões sobre o racismo estrutural, já que, em vez de continuar em pé e servir a todos, a apresentadora optou por colocar Silene, uma mulher negra, para cumprir essa função.
Reações
"Por que a apresentadora não serviu a cocada? Pediu a senhora (convidada) para servir?", questionou um internauta, que ainda elogiou a postura de Manoel Soares.
"Não aguento porque é tudo muito natural pro restante e parece que ninguém ficou desconfortável em ver o Manuel ajudando a senhora", opinou Aline Ramos, do UOL.