Nesta segunda-feira (20), Guta Stresser falou sobre ter recebido o diagnóstico de esclerose múltipla e falou um pouco mais sobre a doença.
Com 49 anos, a artista contou que descobriu o diagnóstico depois de se submeter a diversos exames. A esclerose múltipla é uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica que é provocada por mecanismo inflamatório e degenerativo.
Quando se fala em esclerose múltipla, qual a palavra que lhe vem à cabeça?
O que provoca a esclerose múltipla?
Segundo a página do Hospital Israelita Albert Einstein, a doença tem alguns alvos preferenciais para a desmielinização: o cérebro, o tronco cerebral, os nervos ópticos e a medula espinhal.
A esclerose múltipla se trata de uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina.
Não há, ainda, conhecimento científico das causas concretas da esclerose múltipla.
Quais os sintomas da esclerose múltipla?
O principal sintoma são as funções coordenadas pelo cérebro e outras áreas afetadas ficam comprometidas. Entre elas, fadiga, alterações do humor, ansiedade e depressão.
Quais consequências da esclerose múltipla?
Segundo o médico Dráuzio Varella, com a evolução do quadro, aparecem sintomas sensitivos, motores e cerebelares de maior magnitude representados por fraqueza, entorpecimento ou formigamento nas pernas
Ver essa foto no Instagram