Quando foi ao ar pela primeira vez, em 2008, 'A Favorita' foi um sucesso, sendo exibida no horário das nove da TV Globo.
A trama mostra a história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), inimigas declaradas, que acusam uma a outra do assassinato de Marcelo, pai de Lara (Mariana Ximenes).
Uma novidade que a novela trouxe foi não definir qual das duas falava a verdade logo no início. O público só veio descobrir quem era a vilã e a mocinha com o decorrer de 'A Favorita'.
Então, com a reprise da novela, é comum que surjam dúvidas no público quanto ao rumo que a trama toma.
Quem matou Marcelo, pai de Lara?
Por mais que o início mostre o contrário, Flora é realmente a grande vilã da novela. A identidade dela só é revelada no capítulo 56 da exibição original.
Antes disso, comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.
Após conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).
Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).
O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.
O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.
Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.
Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa.