CINEMA

Morre JEAN LUC-GODARD cineasta de 91 anos, grande nome da Nouvelle Vague

Diretor francês ajudou a fundar o inovador movimento cinematográfico da Nouvelle Vague

Thallys Menezes
Thallys Menezes
Publicado em 13/09/2022 às 10:32 | Atualizado em 14/09/2022 às 7:33
MODERNIDADE Um dos maiores expoentes da Nouvelle Vague francesa, Godard abraça o 3D em novo filme
Jean-Luc Godard ajudou a fundar a Nouvelle Vague, importante movimento da história do cinema - FOTO: MODERNIDADE Um dos maiores expoentes da Nouvelle Vague francesa, Godard abraça o 3D em novo filme
Leitura:

Morreu nesta terça (13) aos 91 anos o diretor de cinema francês Jean-Luc Godard. Segundo comunicado enviado à imprensa francesa, o artista faleceu "pacificamente em casa, cercado por entes queridos".

De acordo com a família, Jean-Luc Godard morreu através de suicídio assistido, na Suíça, onde a prática é permitida. "Foi sua decisão e era importante para ele que ela fosse conhecida", afirmou um familiar. 

O cineasta recebeu em vida, por sua contribuição para a arte, recebeu diversos prêmios como um Oscar honorário em 2010 e uma Palma de Ouro especial, concedida pelo Festival de Cannes em 2018.

FILMES DE JEAN-LUC GODARD

Jean-Luc Godard dirigiu mais de 40 filmes em seus mais de 70 anos de carreira. O cineasta francês é um dos fundadores da Nouvelle Vague ("nova onda", em francês), corrente cinematográfica criada na década de 1950 que inovou a produção do cinema. 

'Acossado', de 1960, é um dos mais conhecidos filmes do cineasta. No longa, um ladrão de carros na França conhece uma estudante americana e se apaixona por ela após uma fuga. Outros longas notáveis de Godard são 'O Desprezo' (1963), 'Aqui e em Qualquer Lugar' (1976) e 'Eu Vos Saúdo Maria' (1985).

Qual o seu filme favorito de Godard?

.

 

Comentários

Últimas notícias