Com a morte da rainha Elizabeth, nesta quinta (8), em Balmoral, o príncipe Charles - o primeiro a linha de sucessão - prestou uma homenagem à "minha amada mãe" pelos mais de 70 anos de dedicação.
Ele esteve, ao lado dos irmãos e também príncipes, Edward e Andrew, e a irmã, a princesa Anne, na Escócia, para as últimas horas da rainha. Charles ainda levou os filhos com a princesa Diana, os príncipes William e Harry.
- 'A ponte de Londres caiu': entenda a operação que prepara o ritual após a morte da rainha Elizabeth II
- MORRE RAINHA ELIZABETH II: relembre o último encontro da rainha antes de falecer
- Quem são os netos da RAINHA ELIZABETH? Quem são os bisnetos da Monarca? Confira detalhes da Família Real Britânica
- RAINHA ELIZABETH II MORREU DE QUÊ? Saiba o que aconteceu com a rainha Elizabeth II
Em um comunicado, Charles, que agora é rei, disse: "A morte de minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família.
"Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.
Charles é o novo rei
Charles é o filho mais velho da rainha Elizabeth II com o príncipe Philip. Sendo o primogênito, o cargo de rei é seu de direito. Existe toda uma expectativa na Inglaterra sobre qual será o nome que ele assumirá: Charles III ou George VI, em homenagem ao seu avô, pai de Elizabeth, que recebeu o trono do seu irmão após renúncia ao trono.