Irmãos gêmeos e médicos curandeiros, Cosme e Damião exerciam a cura física e espiritual sem cobrar nada em troca, guiados pela fé.
Vale lembrar que o Dia de São Cosme e São Damião era, inicialmente, celebrado em 27 de setembro. Desde a reforma do Calendário Romano, em 1969, a comemoração da igreja católica passou para 26 de setembro.
VEJA MENSAGENS DO DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO
“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.”
Oração a São Cosme e Damião
"Dois irmãos gêmeos que passaram pela vida usando a bondade e o conhecimento médico, para curar todas as pessoas necessitadas, sem cobrarem nada em troca.
Pedimos por intermédio de Deus, que São Cosme e São Damião, faça-nos assim tão amáveis e desinteressados, com o coração puro e, protetores das crianças e dos médicos, sempre seguindo os vossos ensinamentos cristãos.
Dai-nos forças, para que nossa espiritualidade seja maior do que qualquer bem material, para que nossa alma esteja preparada para se doar o quanto ela puder aos irmãos carentes.
São Cosme e São Damião, ampare-nos na fé e na luz que precisamos para iluminar mais este trabalho celestial. São Cosme e São Damião, rogai por nós!"
PORQUE DOAR DOCES NO COSME E DAMIÃO?
A tradição de distribuir doces tem origem nas religiões de matriz africana, como um agrado para os gêmeos orixás Ibejis, filhos gêmeos de Iansã e Xangô.
"Essas duas entidades que se amaram no passado, pediram uma criança e vieram duas. Então é sinal de alegria, pura alegria.