Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) seguem preocupados com o estado de saúde do Presidente. Após perder as eleições para Lula (PT) ele não foi mais visto com tanta frequência.
Na última quinta-feira (17), ele deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele sentiu fortes dores abdominais e precisou ser internado.
Segundo o Estadão, os médicos não descartaram uma cirurgia. Para quem não lembra, o Presidente precisou ser submetido a um procedimento, em 2019, para tratar uma hérnia no mesmo local que levou uma facada.
Mas ao que tudo indica, ele está bem. O verdadeiro motivo da falta de comparecimento de Bolsonaro nos eventos oficiais foi outro.
BOLSONARO TEM ERISIPELA?
Segundo o vice-presidente Hamilton Mourão, Bolsonaro está tratando uma doença chamada erisipela, por isso, não está comparecendo aos eventos.
"É questão de saúde. Está com uma ferida na perna, uma erisipela. Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda?", disse ao jornal O Globo.
Segundo o dermatologista Jose Roberto Fraga Filho, Bolsonaro pode usar calças normalmente, mas é necessário repouso para tratar a doença.
"As pernas são os locais preferenciais, pois são mais predispostas a traumas e micoses interdigitais [entre os dedos]. Além do tratamento medicamentoso, o ato de colocar as pernas para cima ajuda no retorno do sangue e facilita a cicatrização".
"O paciente até pode usar calças folgadas para evitar que a ferida grude. O uso de meias elásticas também ajuda no retorno venoso e, depois, na cicatrização", disse ao ViverBem, do UOL.
O QUE É ERISIPELA?
Erisipela é uma doença infecciosa que, geralmente, acomete pessoas com problemas de circulação e diabetes. É um problema que acomete a pele.
A infecção é bacteriana e eles podem se multiplicar rapidamente, caso tenha algum ferimento. Além disso, outros meios também podem facilitar a entrada dos microrganismos na pele.
A exemplo, cortes cirúrgicos, frieiras e micoses, alergias, picadas e insetos, varizes, dentre outras.
O tratamento é feito com antibiótico e precisa ter um acompanhamento médico. O repouso é de extrema importância.