Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como o Rei Pelé, faleceu aos 82 anos, na última quinta-feira (29). O ex-jogador estava internado em um hospital particular de São Paulo.
Pelé já estava há um mês internado na unidade, com infecção respiratória e tratando de um câncer de cólon. Após passar o Natal acompanhado de familiares, o astro não resistiu.
Ídolo no futebol mundialmente, Pelé ganhou três Copas do Mundo e encantou no esporte - até decidir aposentar as chuteiras.
EM QUE ANO PELÉ PAROU DE JOGAR?
Pelé passou boa parte da carreira jogando no Santos, e se despediu do time no dia 2 de outubro de 1974. Foi no estádio da Vila Belmiro que o Rei jogou contra a Ponte Preta.
Na ocasião, Pelé se ajoelhou no gramado, com os braços abertos, de frente para a bola. O jogador pediu perdão ao clube, já que de lá iria atuar no New York Cosmos.
Já a despedida oficial aconteceu no dia 1 de outubro de 1977, quando Pelé tinha 44 anos, durante um amistoso entre Santos e New York Cosmos.
O Rei jogou um tempo por cada equipe e marcou um gol pelo time americano, descrito como "o gol mais feliz que o Santos já sofreu".
80 anos de Pelé: em início de carreira, Pelé foi negado pelo Sport
QUAIS TIMES PELÉ JOGOU?
Ao longo da carreira, Pelé jogou em apenas dois clubes profissionalmente - o Santos e o New York Cosmos. Contudo, em amistosos, o Rei chegou a vestir outras camisas, sendo elas:
- Seleção Paulista;
- Vasco;
- Fluminense;
- Flamengo.