Pelé, de 82 anos, morreu nessa quinta-feira (29), em São Paulo. O Rei do Futebol estava internado desde o fim de novembro em tratamento paliativo.
Nas últimas semanas, o hospital divulgou que ele teve uma piora no quadro clínico e o câncer no cólon avançou. Desde abril ele estava fazendo quimioterapia, mas precisou interromper.
A partir de então, ele estava sendo cuidado, ao lado da família, de forma paliativa. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
DE ONDE SURGIU O APELIDO PELÉ?
Para quem não sabe, o verdadeiro nome de Pelé é Edson Arantes do Nascimento. Foi pelo apelido que o jogador ficou conhecido mundialmente.
Em entrevista a BBC, os amigos de infância de Pelé falaram sobre o motivo do apelido. Eles contaram que na época, ele era fã de um goleiro de nome "Bilé". E sempre quando ficava no gol, ao fazer as defesas, gritava o nome.
"Nós não entendíamos nada quando ele defendia uma bola e falava isso. Ninguém sabia quem era esse goleiro. Então, com essa de Bilé para cá e para lá, começamos a chamá-lo de Pelé", disse.
Em conversa com a TV Globo, o ex-jogador confessou que não gostava do apelido, mas acabou se acostumando.
"Toda a garotada do colégio chamava 'Pelé, Pelé', e eu brigava com todo mundo. Foi assim que eu peguei o apelido de Pelé, sem saber por quê. E, hoje, eu adoro, porque é um nome conhecido em todo o mundo".