Após 24h de silêncio, o Real Madrid, clube no qual Vinicius Junior joga na Espanha, se pronunciou sobre o ocorrido neste final de semana.
Durante o duelo do seu time para o Valencia por 1 a 0, o jogador foi vítima de racismo em pleno campo.
Abaixo, entenda o que houve e as medidas tomadas pelo clube.
-
REAL MADRID: VINICIUS JÚNIOR fora do REAL MADRID? VINI JR na PREMIER LEAGUE? Entenda onde VINI JR vai jogar após ter sofrido RACISMO na ESPANHA -
Real Madrid apresenta denúncia ao Ministério Público da Espanha contra atos racistas que Vini Jr vem sofrendo -
RACISMO: Vinicius Jr desabafa no TWITTER, cita MESSI e rebate JAVIER TEBAS, presidente de LA LIGA; Veja declaração de Vini Jr, jogador do REAL MADRID
Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, por torcedores. Na ocasião, a partida foi paralisada por cerca de oito minutos e, em seguida, o jogador foi expulso ao se envolver em uma confusão. Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento.
Não é o primeiro caso contra o jogador e, inclusive, o governo brasileiro informou que irá acionar autoridades europeias para que providências sejam tomadas. O presidente Lula (PT), que estava no Japão, se pronunciou e condenou a violência contra o atacante.
“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, disse Lula.
PRONUNCIAMENTO REAL MADRID
O time de Vinicius na Espanha, o Real Madrid, publicou uma nota nesta segunda (22), quase 24 horas após o ocorrido.
“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior”, inicia a publicação, que também informa que acionou a Procuradoria-Geral do Estado para que os fatos sejam investigados.
Antes do posicionamento, dezenas de clubes ao redor do mundo já haviam se posicionado em solidariedade ao craque brasileiro.