Na segunda-feira (19), momentos depois do desaparecimento do submarino Titan, responsável pela expedição turística que levava quatro passageiros e um piloto aos destroços do Titanic, Michael Harris, um mergulhador experiente em grandes profundidades aquáticas, falou à rede televisiva norte-americana Fox News sobre o que poderia ter acontecido com o veículo a sua tripulação.
Na entrevista, Harris destacou que teme que o submersível tenha implodido nas profundezas do oceano. Esse cenário pode ser uma realidade caso tenha acontecido algum tipo de falha na estrutura do submarino.
Nesse cenário hipotético, a pressão do oceano seria insuportável e, por isso, causaria uma implosão do veículo, fazendo com que os passageiros a bordo fossem esmagados. "O pior cenário é que algo tenha acontecido com o casco e nosso medo é que tenha implodido cerca de 3.200 metros (10.000 pés)", revelou Harris em entrevista a Jesse Wetters.
Ainda que as buscas continuem, o mergulhador não acha que existe muito que possa ser feito para salvar a vida dos passageiros. Quando questionado se acredita que a Marinha dos Estados Unidos possa fazer algo, ele disse: "Não vejo nada que possa acontecer nesse momento. Mais pessoas já foram ao espaço do que a esta profundidade do oceano. Quando você está mergulhando nessas situações... você tem que fazer tudo absolutamente perfeito e de acordo com as regras", alertou. "Coloque um monte de turistas em um novo submarino, que acabou de ser criado nos últimos anos. Não parece bom", destacou.
QUANTAS PESSOAS ESTÃO NO SUBMARINO DESAPARECIDO?
O submarino Titan, que desapareceu durante expedição turística para observar os restos do naufrágio do Titanic, tem capacidade para transportar cinco pessoas.
Na viagem, estão quatro passageiros e um piloto.
Os nomes confirmados são:
- o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
- o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
- Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
- o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
- o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO DESAPARECIDO
As buscas pelo submarino começaram na segunda-feira (18). De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, a operação está sendo feita em conjunto com as Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá, mas, também nesta terça, a França anunciou que deve ajudar na operação.
COMO É O SUBMARINO DESAPARECIDO?
O veículo é chamado de Titan e possui 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura, pesando mais de 10 toneladas.
O material do submarino é feito de fibra de carbono e titânio. Um joystick que se parece muito com um controle de videogame é responsável por guiar o submersível, que se move a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores.
Diferente de um submarino de grande porte, o Titan não é autônomo e, por isso, precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
SUBMARINO DESAPARECIDO VALOR PAGO
A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.