Todo mundo conhece a história principal da tragédia do submersível Titan, da OceanGate, que desapareceu e implodiu no Oceano Atlântico no começo de junho.
O submarino levava, em uma viagem exploratória, cinco tripulantes aos destroços do Titanic, naufragado em 1912.
ÚLTIMA AÇÃO DO SUBMARINO
Apesar disso, poucas informações foram divulgadas sobre qual foi a última ação do submarino Titan. Pensando nisso, o canal 'Aventuras na História' detalhou como teriam sido os momentos finais da viagem.
Passos
Retornar à superfície foi o primeiro movimento que o submersível teria tentado fazer. A ação mostra que os tripulantes buscaram interromper a missão.
A tentativa de emergir, após perder contato com o Polar Prince, começou após o Titan soltar seus pesos durante a descida no oceano.
Todas informações foram baseadas no relato do ex-consultor da OceanGate, Rob McCallum. Ele revelou, para a revista The New Yorker, que recebeu relatórios preliminares do acidente.
O QUE É UMA IMPLOSÃO?
Implosão é um processo no qual os objetos são destruídos ao colapsar sobre si mesmos. Ao contrário da explosão, a implosão faz com que a estrutura seja colapsada de dentro para fora.
Apesar de ainda não ter uma confirmação, uma falha estrutural (rachadura ou vazamento) pode fazer com que a pressão externa exerça uma força extrema sobre a estrutura do submarino.
Com isso, a implosão pode ter acontecido no momento em que a pressão da água esmagou o casco do submarino.
Mortes
Após vários dias de busca, o governo dos Estados Unidos confirmou que os cinco tripulantes haviam morrido.
Dez dias após o desaparecimento, foram divulgadas as primeiras imagens dos destroços do submersível Titan, que chegaram no dia 28 de junho ao porto do Canadá.
Exploração
A OceanGate Expeditions cobra mais de R$ 1 milhão por um lugar na expedição de 8 dias para observar o Titanic no fundo do mar.