Após o trágico fim do submarino Titan - da OceanGate - que implodiu a quase 4 mil metros de profundidade e matou todas as cinco pessoas a bordo - continuam a surgir diversos depoimentos de pessoas relacionadas à história do submersível.
O Titan havia desaparecido nas profundezas do Oceano Atlântico Norte no dia 18 de junho de 2023. Em 22 de junho, após quatro dias de buscas, partes do submarino foram encontradas a cerca de 500 metros da proa do navio Titanic - o destino do subaquático.
Todos cinco passageiros morreram instantaneamente em uma "implosão catastrófica" e recentemente, a OceanGate publicou no site oficial que "todas as explorações e operações comerciais estão suspensas".
O cinegrafista do documentário acerca do Titan, Brian Weed, revelou que Stockton Rush - CEO da OceanGate e uma das vítimas fatais da viagem - foi "arrogante" em relação à segurança básica.
Segundo Weed, Rush disse coisas "muito estranhas" e previu o que aconteceria se eles se perdessem dentro do Titan.
>>> IMPLOSÃO DO SUBMARINO foi OUVIDA
"VOCÊ ESTARÁ MORTO DE QUALQUER MANEIRA"
Nas gravações do "Expedition Unknown", do Discovery Channel, em 2021, Weed questionou Rush sobre o que aconteceria caso o submarino se perdesse nas profundezas.
"Bem, você está morto de qualquer maneira", disse o CEO.
Weed considerou esta fala de Rush "uma atitude niilista em relação à vida ou à morte no meio do oceano", disse. O cinegrafista não considerava a embarcação segura.
Em seguida, Weed desistiu do documentário por questões de segurança, e a produção de 'Expedition Unknown' também foi cancelada.
>>> "NÃO VAMOS CONSEGUIR", diz tripulante do TITAN
O SUBMARINO TITAN
Com três telas, um botão e um banheiro improvisado, o submarino Titan possuía uma única vista direta para o oceano.
Vale ressaltar que o submarino Titan não funcionava de maneira autônoma e necessitava, portanto, do controle de uma plataforma de apoio. Por conta disso, trata-se de um submersível e não submarino.
De acordo com as autoridades, os destroços foram encontrados perto de onde estão os restos do Titanic, por uma das sondas que fazem as buscas.
"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam", informou a Guarda Costeira
>>> COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!
QUEM ERAM OS PASSAGEIROS?
Veja quem estava a bordo:
- Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
- Paul-Henry Nargeolet, o maior especialista do naufrágio do Titanic;
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.