Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de triglicerídeos altos, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Os triglicerídeos, também conhecidos como triacilgliceróis, são um tipo de gordura presente no sangue. Eles são uma das principais formas de armazenamento de energia no corpo humano: qualquer excesso de calorias que não é utilizado imediatamente é convertido em triglicerídeos e armazenado nas células adiposas.
Níveis elevados de triglicerídeos no sangue estão associados a um maior risco de problemas de saúde, especialmente doenças cardiovasculares. Altos níveis de triglicerídeos podem estar relacionados a fatores como dieta rica em gorduras e carboidratos refinados, sedentarismo, obesidade, diabetes tipo 2.
Quem INVENTOU o CHÁ?
Como saber se os triglicerídeos estão altos?
Para saber se os níveis de triglicerídeos estão elevados, o cardiologista precisa avaliar a presença de sintomas e, se necessário, recomendar a realização de exames de sangue.
Esses exames medem não apenas os níveis de triglicerídeos, mas também o colesterol total, o colesterol HDL e o LDL. Essa abordagem possibilita uma avaliação abrangente para verificar se outros parâmetros estão fora dos limites normais e iniciar o tratamento apropriado.
De maneira geral, os valores normais para os triglicerídeos são considerados até 150 mg/dL. No entanto, é fundamental consultar um cardiologista se os resultados estiverem acima desse valor, especialmente quando ultrapassam os 200 mg/dL, pois nesses casos, o risco de doença cardiovascular aumenta significativamente.
4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE
Quando os triglicerídeos estão muito altos, é possível notar alguns sintomas como:
- Pequenas bolsas de gordura nas pálpebras, amareladas e moles, conhecida como xantelasma;
- Acúmulo de gordura na região da barriga e em outras regiões do corpo;
- Surgimento de pequenas bolsas de gordura na pele, chamadas de xantomas, principalmente mãos, braços, pés e articulações;
- Aparecimento de manchas brancas na retina, que é detectável através de um exame ao olho.