Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de falta de vitamina D, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Muitas pessoas não sabem, mas a vitamina D fornece diversos benefícios e é um hormônio essencial para o organismo humano.
CHÁ DE FOLHA DE LOURO: 5 BENEFÍCIOS para quem toma a erva
Para que serve a vitamina D?
A vitamina D atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. O hormônio preserva o sistema osteomuscular e age nas concentrações de cálcio e fósforo no organismo.
Além disso, há evidências científicas de que a vitamina D também atua no metabolismo do colágeno, na regulação do magnésio e na liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise.
Também há registros da atividade do hormônio no controle da hipertensão arterial sistêmica e obesidade, na prevenção de doenças autoimunes e na prevenção de alguns tumores (como carcinoma de mama, melanoma, alguns tipos de leucemias).
>> Veja o que a falta da vitamina D pode causar
Onde encontrar a vitamina D?
Os precursores (composto que participa numa reação química que produz outro composto) de vitamina D são produzidos pelo nosso próprio corpo.
Por meio da exposição solar, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3 e posteriormente em Vitamina D3. Depois desse processo, a molécula sofre sua primeira ativação no fígado (hidroxilação) e se transforma em 25 OH D3, que é a vitamina D dosada no sangue. A 25OHD3 é metabolizada no rim, produzindo o calcitriol, a molécula ativa da vitamina D.
Como repor a vitamina D?
É possível repor a vitamina D através de uma dieta com alimentos ricos no hormônio. O tratamento medicamentoso só deve ser iniciado de acordo com a necessidade individual de cada pessoa, com orientação médica.
Quais alimentos são ricos em vitamina D?
Confira os principais alimentos ricos em vitamina D:
- Gema de ovo: 1 unidade contém 112 UI
- Atum: 185 g contêm 247 UI
- Salmão: 120 g contêm 194 UI
- Bife de fígado: 100 g contêm 50 UI
- Fígado de galinha: 100 g contêm 80 UI
- Tilápia: 100 g contêm 54 UI
- Óleo de Fígado de Bacalhau: 13,5 g contêm 1.360 UI
- Óleo de Salmão: 13,5g contêm 544 UI
- Ostras Cruas: 100 g contêm 320 UI
- Cogumelos: 100 g contêm 400 UI
- Sardinha em conserva: 125 g contêm 476 UI.