É preciso estar atento(a) ao glúten!
O glúten é uma mistura das proteínas gliadinas e gluteninas, e é formado, por exemplo, quando se mistura água com farinha de trigo de forma mecânica.
Essa substância está presente em alimentos com diversos tipos de cereais.
Existem algumas condições médicas relacionadas ao consumo de glúten, como a doença celíaca, que é uma doença autoimune que afeta a absorção de nutrientes pelo corpo.
Além disso, outro problema comum relacionado ao glúten é a intolerância ao glúten.
Saiba quais são os sintomas de intolerância ao glúten e quais alimentos contém ou não glúten!
SINTOMAS DE INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
- Dificuldade na digestão após consumir alimentos com glúten
- Pele seca
- Vômitos
- Diarreia
- Fadiga
- Anemia
- Dificuldade de concentração e memória
Tanto no caso de doença celíaca quanto no de intolerância ao glúten, é importante receber um diagnóstico de um profissional especializado e seguir uma dieta sem glúten, que deve ser planejada com a orientação de um especialista.
ALIMENTOS QUE CONTÉM GLÚTEN
O glúten está presente em alimentos que contém cerais como trigo, cevada, aveia e centeio.
É o caso de pão, biscoito, pizzas, biscoitos, bolos, torrada, cerveja, algumas bebidas alcoólicas (como uísque, vodka e cerveja) e massas em geral.
Também estão entre os alimentos com glúten casquinhas de sorvete, donuts e embutidos como salsicha, hambúrguer e salame.
Molhos como ketchup, maionese e barbecue também podem conter glúten, bem como achocolatados e alguns tipos de café, também podem conter a substância.
ALIMENTOS QUE NÃO CONTÉM GLÚTEN
Alimentos sem glúten devem ter, obrigatoriamente, essa informação em seus respectivos rótulos.
O grupo de alimentos que não contém glúten inclui carnes, ovos, frutas, vegetais, leguminosas (como lentilha e feijão), castanhas, tubérculos e arroz.
Além disso, algumas variedades de leite vegetal, iogurte e queijo podem não conter glúten.
Entre as alternativas para substituir o glúten, estão alimentos como amido de milho, quinoa e farinhas de amêndoa, arroz e linhaça.
IMPORTANTE!
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.
Se suspeita de doença delíaca ou intolerância a glúten, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.