A ingestão de chás para determinados fins tem ficado cada vez mais comum. Entre os objetivos, estão melhorar a imunidade, combater doenças e até amenizar dores no estômago.
4 CHÁS que VÃO te AJUDAR a ELIMINAR GASES rapidamente
Chás para dor no estômago
Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta, cientificamente conhecido como Mentha piperita L., é rico em óleos voláteis como mentol e mentona. Essas substâncias possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas, o que ajuda a aliviar a dor no estômago e a reduzir sintomas de problemas gastrointestinais como náuseas ou vômitos.
Ingredientes:
- 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
- 150 mL de água fervente.
Modo de preparo:
- Coloque as folhas picadas de hortelã-pimenta em uma xícara e adicione a água fervente.
- Em seguida, tampe e deixe descansar por 5 a 7 minutos;
- Coe, adoce com mel se preferir, e beba de 3 a 4 xícaras ao longo do dia, após as refeições.
Chá de boldo
O chá de boldo é feito a partir das folhas secas do boldo do Chile ou das folhas frescas do boldo brasileiro. É rico em boldina e ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e adstringentes. Essas características auxiliam na redução da acidez gástrica, protegendo o estômago e aliviando a dor.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de boldo picado;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
- Adicione as folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente;
- Deixe descansar por 5 a 10 minutos, coe e beba ainda morno, de 2 a 3 vezes ao dia, antes ou após as refeições. Você também pode tomar uma xícara antes de dormir para auxiliar na digestão pós-jantar.
É importante lembrar que o chá de boldo não deve ser consumido em excesso, especialmente por mais de 20 dias, e é contraindicado para mulheres grávidas e pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares ou pancreatite.
Chá de gengibre
O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas. Essas características ajudam a aliviar a inflamação do esôfago e reduzir a acidez do estômago, diminuindo a dor e a sensação de queimação. Além disso, o chá de gengibre auxilia na redução de náuseas e vômitos causados pela dor de estômago.
Ingredientes:
- 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
- 1 litro de água fervente
Modo de preparo:
- Coloque a água para ferver e adicione o gengibre;
- Deixe ferver por 5 a 10 minutos
- Retire o gengibre da xícara e beba o chá em 3 a 4 doses ao longo do dia, 20 minutos antes das refeições. Outra opção é usar 1 colher de chá de gengibre em pó.
Esse chá deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, por exemplo, úlcera, ou por aqueles que estão utilizando medicamentos anticoagulantes, pois o gengibre possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o risco de sangramento e hemorragia.