A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma das maiores vilãs da saúde no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável pelo óbito de 388 pessoas diariamente.
Entre as causas mais comuns da pressão alta estão a alimentação rica em sal e a falta de exercício físico regular. Problemas de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas, também podem desencadear a doença.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de pressão alta (hipertensão), procure um médico para investigação e início de tratamento.
COMO DIMINUIR A PRESSÃO ALTA? Veja dicas de especialistas
Principais sintomas da hipertensão arterial
A condição crônica, caracterizada pelo aumento da pressão arterial acima de 140x90 mmHg, é conhecida como uma doença silenciosa por não provocar sintomas.
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta sintomas. Contudo, alguns sintomas possíveis são:
- Dor de cabeça
- Tontura
- Náusea
- Vômito
- Sangramento nasal
- Incômodo na nuca
- Zumbido no ouvido
- Visão turva
Alimentos que pessoas hipertensas devem evitar
Modificar comportamentos, tais como a escolha alimentar, o hábito de fumar e o envolvimento em atividades físicas, desempenha um papel crucial na prevenção desse problema. Um dos primeiros passos essenciais é diminuir a ingestão de sódio na dieta, uma vez que ele está associado ao agravamento da condição.
- Sal;
- Embutidos;
- Alimentos enlatados;
- Bolachas;
- Sopas em pó;
- Refrigerantes e sucos diet;
- Alimentos prontos congelados;
- Macarrão instantâneo;
- Azeitonas e outros alimentos em conserva;
- Shoyu e outros temperos industrializados;
- Sanduíche de presunto e queijo.