Apesar do envelhecimento ser um processo natural do corpo humano, muitas pessoas buscam formas de retardá-lo - seja através de procedimentos estéticos, seja através de estratégias relacionadas à rotina.
E uma equipe de pesquisadores de Harvard parece estar bem próxima de descobrir como retardar o envelhecimento.
PÉ DE GALINHA: AUMENTE o COLÁGENO com essa DICA INFALÍVEL
Como retardar o envelhecimento?
A pesquisa, liderada por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), criou cortes de rápida regeneração no DNA de camundongos para simular o efeito de diversos fatores, como o ambiente e estilo de vida, no padrão do DNA.
Os cortes causaram uma disfunção no padrão epigenético do DNA, levando os camundongos a exibirem características de envelhecimento avançado, inclusive com a presença de biomarcadores associados a idades mais elevadas.
Depois, os pesquisadores conseguiram reverter o corte inicial por meio de terapia genética, o que resultou na reversão do processo de envelhecimento observado nos camundongos.
No entanto, os resultados ainda não foram ampliados suficientemente para entender melhor como o processo influenciaria o envelhecimento em humanos.
Existem estratégias para retardar o envelhecimento?
Segundo a médica e cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila, as pesquisas podem trazer resultados mais consistentes, mas o estilo de vida continua sendo o mais importante para se manter jovem.
“O estudo é, sem dúvidas, um grande avanço na pesquisa sobre o envelhecimento e aponta para uma nova técnica no DNA capaz de reverter o processo, no entanto, todos os métodos estudados, apesar de potencializarem resultados, não fazem milagres”, explica.
"A epigenética, fortemente citada no estudo, significa os fatores ambientais e nosso estilo de vida e a forma como ele influencia a nossa genética, ou seja, cultivar hábitos saudáveis, evitar o estresse excessivo, usar protetor solar, praticar atividades físicas regularmente, ter um sono de qualidade, manter uma alimentação balanceada, continua sendo a maior arma para prolongar a juventude", finaliza a Dra. Elodia Avila.