Atualmente com 39 anos de idade, Suzane von Richthofen nunca foi esquecida pela sociedade desde 2002, quando tramou e participou dos assassinatos contra os próprios país, o engenheiro Manfred, de 49 anos, e a médica psiquiatra Marísia, 50 anos.
Loira, com rosto angelical, voz mansa e estudante de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Quem via Suzane, aos 18 anos, chorando no sepultamento dos pais não podia imaginar que ela própria era a responsável por tamanha brutalidade.
De acordo com os investigadores, ao lado do namorado Daniel Cravinhos, Suzane tramou o assassinato dos pais, que foi colocado em prática em 31 de outubro de 2002.
O objetivo era um só: a busca por dinheiro. O crime foi cometido por Daniel e pelo irmão dele, Christian. Os dois mataram os pais de Suzane dentro da casa da família, em um bairro nobre de São Paulo. À Justiça, Suzane disse que foi induzida pelo namorado a cometer o crime.
Como está Suzane von Richthofen hoje em dia?
Suzane está em liberdade desde o início deste ano. Ela ficou presa vários anos no presídio de Tremembé, São Paulo. Ela foi condenada a 39 anos de prisão. Depois, a pena foi reduzida para 34 anos e 9 meses. Presa desde 2004, Suzane progrediu para o semiaberto em 2015.
Há poucas semanas, a imprensa divulgou que Suzane está grávida. A gestação gerou polêmica ao se descobrir que a assassina dos próprios pais gostaria de colocar o nome de Isabella na filha, em homenagem à Isabella Nardoni.
A mãe de Isabella Nardoni, Ana Carolina Oliveira, declarou não gostar da homenagem vinda de Suzane.
Dentro da cadeia, Suzane era conhecida por ter bom comportamento. Apesar disso, em 2013, 2015, 2017 e 2018, exames psicológicos diagnosticaram que a moça tem personalidade limítrofe e com características narcisistas.
Na prisão, já teve um relacionamento homoafetivo com outra detenta, conhecida como Sandrão.
Depois, conheceu o serralheiro Rogério Olberg com quem se relacionou. Ela terminou o relacionamento em março de 2020, mas segue próxima à família Olberg.
>> Saiba tudo sobre o triângulo amoroso envolvendo Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga na cadeia
A ideia dela e do ex-namorado é lançar uma autobiografia. Os lucros serão divididos entre eles.
De acordo com o portal Metrópoles, os Olberg teriam interesse em manter um negócio com ajuda do dinheiro que Suzane pode receber como herança de uma avó.
Suzane von Richthofen faz faculdade de quê?
Em setembro de 2022, a Justiça autorizou Suzane a cursar a faculdade de farmácia, fora da penitenciária, em uma instituição de ensino superior de Taubaté, em SP.
Suzane von Richthofen foi ameaçada pelo PCC
De acordo com reportagem da revista Veja, a biografia não autorizada "Suzane: Assassina e Manipuladora", Suzane chegou a ser ameaçada pelo PCC.
Inteligente, a jovem teria jogado charme para o médico da prisão que, apesar de não ceder aos encantos da mulher, alertou Suzane, que conseguiu evitar de ser morta.
>> Suzane von Richthofen quase foi assassinada pelo PCC dentro da cadeia
Ainda de acordo com o livro, Suzane conseguia com que outras presas limpassem sua cela e arrumassem seu cabelo.
Filmes sobre o caso von Richthofen
Os filmes A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais estão disponíveis no Prime Vídeo. O primeiro narra a versão de Daniel Cravinhos para o crime. Já o segundo conta a versão de Suzane. A ideia do diretor Maurício Eça que o público decida em qual dos lados acreditar.
Farsa em entrevista
Em 2006, pouco antes do julgamento, Suzane estava em liberdade temporária, quando concedeu entrevista à TV Globo.
Reportagem do Fantástico mostrou que a equipe de advogados de Suzane pretendiam apresentar uma farsa, pedindo para que ela mentisse e colocasse a culpa de tudo em Daniel Cravinhos.