Estudos aprovaram a eficácia da berinjela (Solanum melongena L.) em suas diversas formas de consumo, incluindo a ingestão liquefeita crua com casca, a preparação de chás, o uso de extrato alcoólico e o extrato aquoso.
CHÁS para BAIXAR COLESTEROL ALTO:
ÁGUA DE BERINJELA É BOM PARA COLESTEROL?
O efeito hipolipemiante da berinjela, que reduz os níveis de certos lipídios, como o colesterol alto, é resultado da ação de seus compostos bioativos, os quais atuam por diferentes mecanismos:
-
Alcaloides: agem inibindo a enzima (diidrolanosterol) responsável pela síntese do colesterol alto.
-
Saponinas: formam complexos com o colesterol, aumentando sua excreção nas fezes.
-
Flavonoides: reduzem os níveis de colesterol alto e de triglicerídeos no sangue através da modulação de seu metabolismo.
-
Antocianinas: inibem a absorção intestinal de colesterol alto e ácidos biliares, além de elevar os níveis de HDL (o "colesterol bom").
Quanto à água de berinjela, não há evidências de que ela possa absorver as propriedades benéficas do vegetal e, portanto, pode não ser capaz de regular os níveis de colesterol.
LEIA MAIS: Veja os SINAIS E SINTOMAS de colesterol alto para reconhecer a hipercolesterolemia
ÁGUA DE BERINJELA EMAGRECE?
A água de berinjela pode ser útil para reduzir o inchaço e promover o funcionamento intestinal adequado devido à importância da hidratação.
No entanto, não há estudos suficientes que comprovem que a água de berinjela emagrece em uso isolado, sem o consumo da fruta.
Porém, a berinjela em sua forma sólida, ao contrário da água de berinjela, pode contribuir para a perda de peso devido ao seu teor de fibras, que proporciona saciedade e ajuda a controlar a quantidade de alimentos consumidos.
CHÁ DE BANANA para EMAGRECER? Aprenda RECEITA
COMO FAZER ÁGUA DE BERINJELA?
A água de berinjela é preparada cortando a berinjela em rodelas e deixando-a de molho em água mineral por aproximadamente 12 horas.
Após esse período, a água de berinjela é coada e consumida sem a necessidade de fervura ou congelamento.
No entanto, é importante alertar que o consumo excessivo de água de berinjela não é aconselhável, pois o fruto in natura contém compostos tóxicos que podem causar reações alérgicas, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e enxaquecas.