A hérnia de disco, também conhecida como hérnia de disco intervertebral, é uma condição médica que afeta a coluna vertebral.
A condição acontece quando o núcleo gelatinoso do disco intervertebral, que atua como um amortecedor, entre as vértebras da coluna vertebral, se desloca para fora da sua posição normal.
Dessa forma, acaba comprimindo as raízes nervosas adjacentes ou a medula espinha. A hérnia de disco pode ser muito dolorosa e existem algumas formas de prevenir esta condição.
"Apesar de existirem causas, como a predisposição genética e envelhecimento, para o desenvolvimento da hérnia de disco, uma parte importante disso diz respeito a questões que podem ser alteradas, permitindo dificultar o surgimento da hérnia", explica o especialista em tratamentos e prevenção da hérnia de disco e proprietário da Franquia Doutor Hérnia, Dr. André Pêgas.
4 DICAS PARA PREVENIR A HÉRNIA DE DISCO
1. Cuidado com a postura
De acordo com o Dr. André Pêgas, a má postura é considerada um dos principais fatores de risco para hérnia de disco.
"A sobrecarga crônica nos discos intervertebrais causada por posturas inadequadas, como flexão excessiva ou torção da coluna, pode levar a um desgaste gradual do anel fibroso que envolve o disco, gerando o deslocamento", afirma Dr. André Pegas.
2. Pare de fumar
"O tabagismo está associado à degeneração dos discos intervertebrais, pois os componentes tóxicos do tabaco, como a nicotina, enfraquece os discos, acelerando a degeneração natural causada pela idade, por isso, parar de fumar é um importante cuidado para prevenir a hérnia", explica o profissional.
3. Mantenha o peso adequado
O sobrepeso também é considerado um fator de risco para a hérnia de disco: "O excesso de peso corporal gera uma carga mecânica adicional sobre as estruturas da coluna vertebral, particularmente nos discos intervertebrais lombares. Isso aumenta o risco de protrusão ou ruptura do disco, causando uma hérnia de disco".
4. Fuja do sedentarismo
Por fim, o sedentarismo também pode causar a hérnia de disco.
"A falta de atividade física regular causa uma redução da força e resistência dos músculos do tronco e das costas, criando um ambiente propício para a degeneração dos discos, enfraquecendo o anel fibroso e aumentando a probabilidade de protrusão ou ruptura do disco", alerta.