A creatina é produzida naturalmente pelo nosso organismo, mais especificamente pelos nossos rins. A substancia tem a função de fornecer energia para as células musculares do nosso corpo.
Aproximadamente 95% da creatina no nosso organismo fica armazenada nos músculos, na forma de fosfocreatina. Já os outros 5% podem ser encontrados no cérebro, rins e fígado.
Algumas pessoas suplementam a creatina para reforçar os treinos devido aos benefícios que a substância pode apresentar para a saúde do corpo.
QUANDO DEVO TOMAR CREATINA?
O consumo de creatina não precisa de um horário específico, mas é recomendado que a substância seja consumida antes e depois de algum exercício físico, para potencializar o seu efeito, trazendo um melhor resultado.
Caso a creatina seja consumida depois de algum exercício físico, é recomendado que seja ingerida junto a algum carboidrato, ou com a principal refeição do dia, para facilitar a absorção da substância.
Use as escadas do seu prédio para fazer exercícios:
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CREATINA PARA A SAÚDE DO CORPO?
A creatina possui diversos benefícios para nosso organismo, até a sua suplementação auxilia pessoas com deficiência da substancia e pessoas que desejam melhorar o desempenho em exercícios físicos. Confira quais são os principais benefícios da creatina:
1. Aumento da força e potência:
A creatina é usada para a produção de, trifosfato de adenosina, que é a principal fonte de energia rápida para os músculos durante os exercícios de alta intensidade. Por isso, pode levar a um aumento na força e na potência muscular, permitindo treinos mais intensos.
2. Melhora o desempenho durante exercícios de alta intensidade:
A suplementação de creatina pode auxiliar na melhoria do desempenho em atividades que usam muita energia corporal, como levantamento de peso, corrida de curta distância e saltos.
3. Aumento da massa muscular:
A creatina pode ajudar no aumento na retenção de água pelas células musculares, o que resulta em um aumento temporário no dos mtamanhoúsculos. Além disso, o aumento da força e do desempenho pode levar ao ganho de massa muscular a longo prazo.
4. Recuperação mais rápida:
A creatina também pode reduzir a fadiga muscular, melhorando a capacidade de recuperação após o exercício intenso.
5. Benefícios cognitivos:
Além dos benefícios físicos, citados anteriormente, a creatina também pode ter efeitos positivos no cérebro. Alguns estudos sugerem que a suplementação de creatina pode melhorar a cognição, a memória e o desempenho mental, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente esses efeitos.
6. Potencial terapêutico:
A creatina tem sido estudada como um tratamento adjuvante para várias condições médicas, incluindo distrofia muscular, doenças neuromusculares, doença de Parkinson e lesões cerebrais traumáticas.