O Big Brother Brasil leva muito entretenimento à casa das pessoas, mas o reality vem provando que também é aprendizado. Isso porque Vinícius - o Vyni, como é carinhosamente chamado - compartilhou uma curiosidade que deixou os brothers e sisters do BBB 22 em choque.
Durante um conversa com os amigos mais próximos, Vyni explicou que o Hino Nacional tem uma parte oculta. A composição passou por algumas alterações até chegar a versão que é conhecida hoje.
A música oficial do Brasil atual, conforme Vyni explicou, teve que passar por três modificações até atingir sua consolidação. Sem saber da história, os brothers e sisters do BBB 22 ficaram espantados com a curiosa história sobre o Hino Nacional.
- BBB 22: após suspeita de covid-19, Vyni volta à casa; veja imagens
- BBB 22: mesmo com sintomas de covid, TV Globo não testou participantes; Vyni está com suspeita
Hino Nacional foi modificado três vezes
A composição de Joaquim Osório Duque Estrada só foi oficializada mesmo como Hino Nacional Brasileiro apenas em 1922. A atual versão, aliás, foi escrita baseada no estilo parnasiano. Isso significa dizer que a poesia é composta por letra com palavras rebuscadas, metáforas e inversões na construção das frases.
Trecho original do Hino Nacional inverte ordem em seus versos; entenda
Ouviram do Ipiranga às margens plácidas (calmas)
De um povo heroico o brado retumbante (brado: grito; retumbante: que ressoa)
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, (liberdade: independência; fúlgido: brilhante)
Brilhou no céu da Pátria nesse instante. (pátria: Brasil)
Veja o Hino Nacional com trecho modificado sem inversão dos versos
Às margens plácidas do riacho Ipiranga, ouviram
Um grito retumbante de um povo heroico
E, em raios fúlgidos,
O sol da liberdade brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Curiosidade sobre Hino Nacional repercutiu na internet
A curiosidade compartilhada por Vyni no BBB 22 não deixou apenas os participantes do reality perplexos. Do lado de fora da casa, internautas também se mostraram espantados com a "novidade". "Se não fosse o Vyni eu nunca ia saber que o hino nacional tem uma parte oculta", disse um seguidor. Já outro avaliou: "tem quem diga que BBB não é cultura".