Bárbara e Laís subiu para um dos assuntos mais comentados após uma conversa entre as duas no 'BBB 22'. Acontece que a modelo não gostou das atitudes de Douglas Silva no jogo da discórdia, mas usou uma expressão racista: "samba do crioulo doido". Além disso, a gaúcha afirmou que errou por causa da "força do hábito".
“Ele fez aquele samba do crioulo doid…”, iniciou Bárbara que logo percebeu o erro da frase. “Ai, que feio, eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Ele fez o samba lá que ele falou que fez”, desviou a participante.
Alguns instantes depois, Bárbara volta ao assunto e pergunta à Laís: "Tu viu o que eu quase falei?". Com risadas, a médica afirma que escutou. "Deus que me perdoe, ia ser péssimo, mas eu quase falei. Foi por força do hábito", concluiu.
Por que "samba do crioulo doido" é uma expressão racista?
Acontece que essa frase é o título de uma música escrita por Sergio Porto, que fez uma referência ao ensino de História do Brasil nos tempos da Ditadura, satirizando e minimizando o passado escravocrata do povo brasileiro. Para notar o racismo no termo, é só trocar a palavra "samba" por "bagunça".