Nesta terça-feira (22) mais uma eliminação dos integrantes do chamado 'grupo Lollipop' no BBB 22 pode ter mudado o rumo do jogo para o público. Apesar da eliminação de Laís Caldas não ter surpreendido, algumas mudanças no ranking de favoritos do público foram notadas.
A saída de Laís é, por fim, a certeza da rejeição pelo público da estratégia criada por Jade Picon e seus aliados para eliminar Arthur Aguiar. A médica era a última do grupo que tinha embate direto com o ex-Rebelde, que já voltou de quatro paredões e é percebido pela casa como um oponente forte.
Arthur, que não deixa de falar o que pensa dentro da casa e tenta arquitetar planos para enviar os adversários ao paredão, tem sido acolhido pelo público como um dos favoritos a levar o grande prêmio de R$ 1,5 milhão. Porém, será que algumas atitudes do ator na última semana podem ter minado seu favoritismo?
Arthur Aguiar é o favorito no BBB 22?
Arthur entrou no BBB 22 com uma fama de 'cancelado', após a esposa Maíra Cardi ter exposto dezenas de traições no casamento. O ator passou por um desgaste na imagem nas redes sociais e era motivo de piada desde o anúncio de seu nome para o reality show.
Entretanto, o ex-Rebelde surpreendeu o público nas primeiras semanas, se mostrando um jogador estratégico e, até certo ponto, querido. Uma imagem de Arthur mais benéfica ao ator foi, aos poucos, sendo construída a partir de memes, especialmente em relação à sua alimentação.
Além disso, a rixa com Jade Picon deu mais uma narrativa ao ator, que passou a ser visto como 'perseguido' e traído pela colega, que o colocou no paredão na primeira oportunidade.
Com os elementos que fazem um jogador do BBB conquistar o coração do público, Arthur amargou quatro idas ao paredão e voltou de todas com porcentagem de votação baixíssimas. O que mais demonstrou seu favoritismo com o público foi seu pouco mais de 1% dos votos no paredão contra sua adversária direta, Jade Picon.
Após a eliminação de Jade, Arthur passou a ter um embate mais forte com Laís. No último jogo da discórdia, os dois discutiram e a médica disse que se sentia diminuída pelas falas de Arthur, que a acusava de distorcer e tirar de contexto o que ele dizia.
Durante o acontecimento, as redes sociais levantaram a pauta do gaslighting, ou seja, a prática de violência psicológica, que busca fazer com que a vítima duvide de si mesma, da sua memória e até mesmo da sua sanidade mental. Muitos usuários acusaram Arthur de ter uma atitude abusiva em relação à colega de confinamento e a 'limpeza' na sua imagem parecia arruinada.
O debate empreendido nas redes sociais, todavia, parece não ter causado muitos danos ao favoritismo do ator dentro do programa. Em enquete promovida pelo portal UOL, Arthur ainda aparece como o favorito para ganhar o programa, com 34,48% dos votos.
Em segundo lugar, está Pedro Scooby, que ganhou tração no jogo após atitudes consideradas boas pelo público. O surfista tem 28,98% dos votos, mas já chegou a liderar a enquete em semanas anteriores. E de forma surpreendente, Eslovênia aparece em terceiro lugar no ranking, com 15,96%.
Confira o ranking completo:
Quem são os participantes mais odiados do BBB 22?
Em contrapartida ao ranking de favoritos, temos o ranking de maiores rejeições do público. Até sua eliminação, Laís era a participante que liderava a enquete, mas agora temos uma nova configuração do jogo.
Apesar do foco do público parecer ser eliminar o 'grupo Lollipop', Gustavo está no topo das rejeições desta semana. O brother, que entrou no BBB 22 pela Casa de Vidro, amarga 23,44% dos votos, seguido de Eslovênia, com 16,09%.
Em terceiro lugar está Eliezer, que tem 16,05% dos votos do público. O designer esteve no paredão junto com Laís, mas foi o menos votado da berlinda.
Confira o ranking: