EITA

BBB 22: Paulo André tem Bolsa Atleta suspensa pelo Governo; saiba valores

O brother é uma das promessas do atletismo brasileiro

Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 24/03/2022 às 7:37 | Atualizado em 26/04/2022 às 8:02
Quem será o campeão do BBB 22? Final é entre Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André - REPRODUÇÃO/WAGNER CARMO/CBAT

O Governo Federal comunicou em nota na noite dessa quarta-feira (23) a suspensão da Bolsa Atleta de Paulo André. Confinado no BBB 22, o atleta não pode mais receber os ordenados. Ele recebia a quantia por ter sido medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Em nota, a Secretaria Especial do Esporte informou que ele não está cumprindo o cronograma de treinamento apresentado por estar participando do reality show. "Cabe informar que o pagamento foi suspenso preventivamente, já que a lei que disciplina o Programa Bolsa Atleta exige a continuidade dos treinos durante todo o período de recebimento do benefício", informou.

A Secretaria também informa que encaminhou uma notificação para os responsáveis pelo atleta, e aguarda alguma manifestação para continuar com o caso. O jornalista Demétrio Vecchioli, do Olhar Olímpico, procurou a equipe do atleta e não obteve respostas.

Por que Paulo André recebe Bolsa Atleta?

O caso de Paulo só teve maior repercussão após um repórter da revista Veja ter questionado o Ministro da Cidadania sobre o cancelamento dos ordenados do atleta. Na época, ele disse que não tinha informações, mas que acionaria o jurídico.

Paulo André é um atleta, e como todos, tem direito a receber a bolsa. Os valores são referentes a vitória, em segundo lugar, nos Jogos Pan-Americanos, em 2019, na prova dos 100m rasos. Segundo informações de Demétrio, o Governo não abriu edital em 2020, e retornou apenas no ano passado quando ele conseguiu se inscrever.

Quanto Paulo André ganha no Bolsa Atleta?

O valor pago atualmente para o atleta é de R$ 1850. Mas com a suspensão, ele deixa de receber as parcelas de abril, maio e junho. Já como a inscrição no edital de 2022, que ainda não foi divulgada, ele pode receber mensalmente R$3100.

Isso porque o ano passado foi de grandes vitórias para o atleta. Ele foi campeão brasileiro em várias categorias no atletismo, além de ter sido semifinalista olímpico.

Como dito pelo jornalista, que acompanha esportes olímpicos, Paulo André não costuma competir nos primeiros meses do ano, já que ele prefere descansar e se preparar melhor para os campeonatos que vem ao longo do ano.

Tags

Autor