O encontra da onça e da cobra! 'Pantanal', no seu capítulo da terça-feira (06), mostrou o nascimento de Juma Marruá e o encontro entre o personagem de Juliana Paes, Maria Marruá, e o de Osmar Prado, o Velho do Rio.
A cena fez com que a web discutisse sobre a atitude do homem, que se tornou uma cobra ao ver Maria abandonando a sua filha.
Mas, quem é o Velho do Rio?
Ele surge após o desaparecimento de Joventino, papel de Irandhir Santos, pai de José Leôncio, personagem de Renato Góes. Envolvido em mistério e entidade protetora do pantanal, ele se transformou em cobra para, supostamente, atacar uma criança.
Na novela original, o Velho do Rio só tem mais destaque na segunda fase - no momento, a atual versão está na primeira. É ele quem protege as matas, defendendo os animais e cuida dos feridos, além de sempre observar a família de Leôncio. Vale lembrar que nem todos conseguem vê-lo, mas é capaz de se transformar em uma sucuri a qualquer momento.
Transformação
O Velho do Rio apareceu como cobra e não foi em vão ou, até mesmo, para machucar a pequena. Após notar o esforço da mulher para dar à luz, que chegou a deixar a bebê sozinha na canoa, decidiu provocar o instinto materno de Maria.
E a técnica funcionou. No capítulo, inclusive, eles se olham por uns bons minutos até que a cobra deixa a onça em paz. Por ser um acontecimento inesperado, a lenda será levada durante a trama de 'Pantanal'.