VIDA LONGA A RAINHA

Rainha Elizabeth II comemora Jubileu de Platina e acena para britânicos no Palácio; confira programação de celebrações no final de semana

Rainha Elizabeth II ascendeu ao trono em fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte do pai, o Rei George VI

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 02/06/2022 às 14:02
X

Em fevereiro, a Rainha Elizabeth II se tornou a primeira monarca da Coroa britânica a completar 70 anos de reinado. Agora, as comemorações do Jubileu de Platina da rainha se iniciam por todo o Reino Unido. 

No Reino Unido, Elizabeth II se tornou, em 2015, a monarca a ocupar o trono por mais tempo, passando a Rainha Vitória, que reinou por 63 anos e 216 dias. No mundo, a rainha ocupa a quarta colocação entre os monarcas com reinados mais longos.

O que é o jubileu da rainha?

O jubileu marca um aniversário especial de reinado de um monarca. Em 2022, a Rainha Elizabeth II comemora o seu quarto jubileu. Anteriormente, ela comemorou o jubileu de prata, em 1977, de ouro, em 2002, e de diamante, em 2012.

As comemorações do jubileu também incluem a festa de aniversário oficial da rainha que, apesar de nascido em abril, celebra a data no segundo sábado de junho, uma tradição que começou com seu bisavô. A mudança aconteceu porque Edward VII nasceu no outono do hemisfério norte, época em que o clima no Reino Unido não está propício para celebrações ao ar livre. Logo, a comemoração oficial foi transferida para o início do verão inglês.

 

Como vai ser a celebração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

Ao longo do final de semana serão realizados diversos eventos oficiais, incluindo uma cerimônia militar especial e um show da banda Queen, na parte externa do Palácio de Buckingham. 

As comemorações começaram nesta quinta-feira (2), com uma parada de guardas e cavalos, a Horse Guards Parade, composta por integrantes do 1º Batalhão, mais de 1.200 oficiais e soldados da Divisão Doméstica e guardas irlandeses.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Clarence House (@clarencehouse)

O evento reuniu também centenas de músicos do Exército e cerca de 240 cavalos e pôde ser visto também por quem não conseguiu um ingresso, visto que diversos telões exibiram a transmissão oficial da BBC em alguns pontos da. Após o desfile, a Família Real apareceu na sacada do Palácio de Buckingham.

Às 21h, uma cerimônia especial no Palácio irá acender o farol que envolve a chamada Árvore das Árvores, símbolo da união entre cidades, fronteiras, países e continentes. No Reino Unido, Ilhas do Canal, Ilha de Man e Territórios Ultramarinos do Reino Unido, mais de 1.500 faróis também serão acessos na mesma hora.

Já na sexta-feira (3), será realizado um serviço religioso de Ação de Graças pelo reinado da Rainha Elizabeth II na Catedral de São Paulo. Durante toda a celebração, o maior sino do país, feito em 1882, será tocado. É esperado que a família real chegue à catedral às 11h.

No sábado (4), a Rainha se junta a outros membros da Família Real para assistir a tradicional corrida de cavalos no Derby de Epsom Downs, prevista para começar às 16h30.

À noite, por volta das 19h40, a família real chegará à festa que acontece no Palácio de Buckingham, que terá a presença de nomes como Queen & Lambert, Elton John, Diana Ross, Rod Stewart, Duran Duran e Andrea Bocelli. 

O evento será transmitido por toda a rede de comunicação BBC, apresentada pelos anfitriões Kirsty Young e Roman Kemp. É esperada a presença de cerca de 22 mil pessoas, incluindo 10 mil que foram sorteados em uma votação pública e cinco mil funcionários. 

No domingo (5) acontece o grande almoço do Jubileu, onde a própria população sedia festas de almoço para celebrar o feriado em suas casas e comunidades. Este ano, mais de 60 mil pessoas se inscreveram junto à Coroa Britânica para sediar os eventos no Reino Unido. É esperado que mais de 10 milhões de pessoas se reúnam com família e amigos nas festividades.

A partir das 14h30, haverá um o tradicional grande desfile do jubileu, com uma carruagem dourada puxada por oito cavalos. Não é esperado que a rainha participe da cerimônia, mas a organização garantiu que haverá "uma grande surpresa".

O ponto alto do evento é o canto do tradicional hino "God save the Queen", com um coral gospel ao som da banda dos Royal Marines de Sua Majestade. É esperada a participação de figuras renomadas da música, cinema, artes e esportes.

Tags

Autor