SAÚDE CAPILAR

CABELOS: qual a diferença entre queda e quebra capilar? Especialista esclarece causas para os distúrbios dos fios

Fatores como a ausência de vitaminas e o excesso de procedimentos químicos estão entre as principais distinções entre queda e quebra dos cabelos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 15/06/2022 às 8:43
Notícia
X

queda e a quebra dos cabelos são dois problemas capilares que afetam a densidade e resultam na perda de volume das madeixas.

Os distúrbios, que afetam mulheres e homens, são causados por alterações hormonais, predisposições hereditárias, fatores como o estresse e o cansaço, e agressões causadas pelo excesso de procedimentos químicos e execução de processos errados.

Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, explica que o problema se torna ainda pior ao ser aliado ao uso de química, já que produtos para transformação da forma do cabelo, colorações e descolorantes, podem ser muito prejudiciais à estrutura capilar.

“A causa varia muito de pessoa para pessoa, mas, geralmente, está associada a cuidados inadequados e procedimentos químicos mal feitos ou realizados com muita frequência”, afirma.

Segundo a especialista, a queda dos fios é um processo normal e faz parte do funcionamento do corpo humano. No entanto, é preciso estar atento aos excessos.

“As pessoas perdem em média de 100 e 150 fios todos os dias. A perda do cabelo passa a ser sinal de alerta apenas quando isso acontece de forma excessiva ou, pior ainda, quando os fios caem em fase anágena, ou seja, na sua fase de crescimento. Esses são os principais sinais de que eles estão sofrendo algum distúrbio”, adverte.

Renata afirma que a quebra é resultado de algum tipo de agressão que as madeixas sofreram, podem ser fatores ambientais como o excesso de sol, procedimentos químicos realizados de maneira incorreta, o uso frequente de ferramentas de calor e o uso frequente de presilhas e elásticos apertados, que podem deixar os fios ainda mais quebradiços.

“Os constantes processos químicos e mecânicos sem o devido cuidado e realizados de forma repetitiva afetam profundamente o córtex do cabelo, ocasionando em quebra da estrutura capilar e perda de suas proteínas”, enfatiza.

A especialista esclarece que a queda de cabelo pode estar ligada a problemas emocionais e hormonais. “A causa do desprendimento dos fios pode ser metabólica, hormonal, nutricional e até mesmo relacionado a questões genéticas. O ideal é ficar atento e procurar um tratamento sempre que perceber uma diminuição no volume das madeixas”, aconselha.

Embora a queda e a quebra de cabelo sejam duas preocupações distintas, o cabelo precisa ser tratado a fim de evitar maiores danos. Renata indica a ajuda de um especialista para apostar em fórmulas que promovam a recuperação intensa dos danos, resultando em cabelos fortes e brilhantes.

“O ideal é buscar assistência médica e investir em produtos específicos para o problema em questão, pois eles possuem ativos capazes de regenerar e proteger os fios de eventuais danos”, finaliza.

Tags

Autor