CABELOS

Como cuidar dos cabelos brancos e grisalhos? Especialista dá dicas para os cuidados com os fios

Cabelos brancos e grisalhos necessitam de cuidados especiais, veja dicas para cuidar das madeixas

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 18/05/2022 às 15:21
Notícia
X

Os fios brancos aparecem aos poucos. Algumas mulheres já ganham mexas grisalhas antes dos 30 anos, outras têm as raízes embranquecidas com o tempo, não tendo uma idade certa para que o grisalho comece: o processo é gradual e têm início entre os 35 e 45 anos.

Durante a pandemia muitas mulheres deixaram de pintar seus fios e assumiram os cabelos grisalhos ou brancos.  Essa “Revolução Grisalha” vem de mulheres de personalidade forte e com discurso sobre aceitação da passagem do tempo. Dentre essas mulheres estão muitas famosas como Glória Pires, Astrid Fontenelle, Preta Gil, a atriz Samara Felippo.

“Porém, estes cabelos necessitam cuidados especiais, são fios que já perderam algumas propriedades, possuem cutículas mais abertas e sendo assim ficam mais porosos”, comenta o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo.

Por que os cabelos ficam brancos?

O cabelo “perde a cor” naturalmente porque a função de uma célula responsável pela melanina das madeixas é reduzida progressivamente ao longo do tempo. Primeiro vem o grisalho e depois os fios começam a ficar embranquecidos.

“Com a falta do pigmento, os fios ficam mais fracos e exigem cuidados específicos, tendo em vista que a proteína influencia e estimula a maciez e hidratação capilar.” explica o tricologista.

Os cabelos naturalmente brancos podem sofrer algumas quedas e ficam mais vulneráveis diante de químicas e colorações.

Quais são os cuidados com os cabelos brancos?

De acordo com Tharik, os fios brancos aguentam menos tração e processos químicos. Portanto, para manter a cabeleira platinada bonita e saudável, é preciso certo grau de dedicação.

É indicado que mantenha uma rotina de hidratação e nutrição uma vez por semana, assim como ter cuidados básicos. As principais vitaminas que previnem o aspecto envelhecido são as Vitaminas A e E. Elas geralmente são encontradas em produtos que contenham tocoferol, por isso a necessidade de consultar os rótulos.

O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica.

Utilize produtos indicados

Utilizar produtos adequados para os cabelos grisalhos auxilia no cuidado e saúde dos fios. “Shampoos e condicionadores matizadores, possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol. Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação”, argumenta Tharik.

Mantenha uma boa hidratação

O cabelo branco é mais ressecado. Como ele tende a ficar mais fraco e poroso, acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais. A hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita através de uma rotina caseira de cuidados. Invista em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.

Proteja do sol

Como os cabelos estão sem pigmento e consequentemente mais sensíveis, a cabeleira é muito suscetível aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.

Evite aparelhos térmicos

Segundo Tharik, aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha, devem ser evitados em cabelos grisalhos. O uso com frequência danifica e leva a quebra dos fios. Em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.

Suplementação com ácido fólico evita cabelos brancos?

Na literatura há comprovação que a suplementação com ácido fólico (vitamina B9) atua diretamente nos melanócitos (células responsável pela síntese de melanina), com isso ajuda inclusive na diminuição dos cabelos brancos.

“Observei no dia a dia, clientes que suplementam com essa vitamina, o cabelo novo nasce com a base escura, mesmo o fio sendo branco. Clientes que possuem até 5% de cabelos brancos, tem uma resposta bem interessante suplementando com o ácido fólico, chegando a quase sanar os fios brancos”, esclarece Tharik Bonomo.

Tags

Autor