O sucesso do podcast 'A Mulher da Casa Abandonada', que conta a história da brasileira foragida do FBI, tem chamado atenção de todos! Margarida Bonetti foi acusada de escravizar uma empregada doméstica nos EUA, há mais de 20 anos. Porém, ela fugiu da justiça e se 'esconde' no Brasil, em uma mansão abandonada em um dos bairros mais ricos de São Paulo, Higienópolis.
Porém, o crime não foi cometido apenas por Margarida. Seu ex-marido, Renê Bonetti, também foi acusado e - ao contrário da mulher - condenado nos Estados Unidos. O engenheiro cumpriu 6 anos e 5 meses de prisão e pagou multas indenizatórias ao Estado e à vítima. Hoje, tem um alto cargo em uma empresa de tecnologia que presta serviços à Nasa.
Um dos pontos que mais causa indignação nos ouvintes é o fato de que Margarida nunca respondeu criminalmente pelo que fez. Entretanto, não é possível que ela seja condenada no Brasil porque o crime não foi cometido em território nacional e o Estado não extradita cidadãos brasileiros, a não ser em casos de tráfico de drogas. Enquanto está no Brasil, ela está 'segura'.
Por que Margarida Bonetti usa o creme branco no rosto?
A aparência de Margarida é um dos fatos que deixa a história ainda mais intrigante para o público. Ela usa uma camada de creme branco no rosto o tempo inteiro, mas não se sabe ao certo os motivos. Ela já disse para alguns vizinhos que tem um problema de pele, mas outras pessoas acreditam ser para não ser reconhecida.
O imóvel onde Margarida mora em Higienópolis é uma propriedade herdada de seus familiares, herdeiros do Barão de Bocaina. Ali, ela nasceu e morou com seus pais durante a infância. A mansão foi construída entre as décadas de 1920 e 1930, mas está em decadência devido a falta de manutenção.
De acordo com um engenheiro civil, o metro quadrado em Higienópolis está avaliado entre R$ 12 mil e R$ 15 mil. Porém, a casa de Margarida Bonetti pode ter sofrido com a desvalorização por causa do tombamento do entorno e falta de manutenção.
Ninguém, fora a família de Margarida, entrou na casa. Porém, a mansão tem 20 quartos e algumas fotos, de 2011, estão disponíveis no inventário da herança do pai de Margarida. As fotos mostram o estado de bagunça e entulhos acumulados dentro da residência.
A vítima de ser escravizada pelo casal Bonetti mora nos Estados Unidos desde que foi resgatada pelas autoridades, em 1999. No podcast, ela diz que está bem, mas que não quer relembrar do caso e prefere se manter no anonimato.
Chico Felitti é o jornalista e escritor responsável pela investigação e criação do podcast 'A Mulher da Casa Abandonada'. Ele é autor dos livros 'Ricardo e Vânia, 'A Casa' e 'Elke: Mulher Maravilha'.