Novo golpe do WhatsApp: criminosos usam o Instagram para atrair vítimas
Os criminosos passam por estabelecimentos comerciais, marcas e até por partidos políticos
O cibercrime ganha uma nova tática para fazer vítimas, é preciso ficar atento! Agora os criminosos enviam uma mensagem pelo Instagram, na qual oferecem uma oferta de viagem gratuita para um lugar paradisíaco. Mas tudo se trata de um golpe.
>> Golpe no WhatsApp promete "vale-gás" de R$ 150 para famílias de baixa renda; saiba como se proteger
Para receber o falso prêmio, o perfil pede que a vítima envie o nome completo e telefone. Em alguns minutos chega no aparelho da pessoa um SMS com seis dígitos, que são solicitados pelos criminosos. No entanto, o código serve para clonar o WhatsApp do usuário.
Os perfis usados para atrair as vítimas são dos mais variados nichos. Os criminosos passam por estabelecimentos comerciais, marcas e até por partidos políticos. A liderança do Partido Democrático Trabalhista (PDT) se pronunciou no Twitter sobre a prática criminosa, afirmando ter sido também uma vítima. “Estão usando o nome do PDT Senado para um golpe”, escreveu.
A tática de clonagem do WhatsApp tem sido muito usada pelos criminosos para extorquir dinheiro de conhecidos do usuário, ao se passar por ele. Cada vez mais o golpe é aperfeiçoado para que pessoas desavisadas caiam com facilidade. Veja aqui como evitar golpes.