Golpe do envio de "nudes" pelo WhatsApp envolvia idosos de classe alta no Grande Recife; veja como funcionava
Homens eram abordados por garotas em redes sociais e sites de relacionamento
Um casal foi preso em flagrante pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de Pernambuco, na última sexta-feira (1º), por fazer parte de um grupo criminoso responsável por praticar crimes de extorsão e associação criminosa na Região Metropolitana do Recife. Um celular foi apreendido com eles.
As vítimas do grupo criminoso seriam homens idosos, de classe alta. Eles eram abordados por garotas em redes sociais e sites de relacionamento, para marcar encontros e/ou trocar mensagens com fotos de nudez. Após o fato, as vítimas, no entanto, eram comunicadas que as meninas seriam menores de idade e que para que o caso não fosse denunciado à polícia, seria necessário fazer um pagamento em dinheiro.
- Polícia mira associação criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Pernambuco e outros quatro estados
- Polícia prende suspeitos de matar funcionário da Celpe e deixar outro ferido no Grande Recife
- Polícia investiga morte de adolescente de 17 anos dentro de escola em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
- Polícia captura um dos oito detentos que fugiram de unidade prisional de segurança máxima em Pernambuco
- Polícia Federal apura sumiço de vacinas contra covid-19 em cidade do Agreste de Pernambuco
Se as vítimas tivessem relações sexuais com as garotas, o grupo descobria a residência dos homens, registrando fotos, e faziam ameaças de que iriam delatá-las para suas esposas.
Outra forma de extorsão seria realizada, após o envolvimento dos homens com as jovens, o envio de imagens das garotas amarradas, induzindo que tivesse ocorrido um "falso sequestro", dando margem, assim, a uma solicitação de resgate.