TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Meta, dona do Facebook, e AWS lançam em Pernambuco programa para capacitar 50 mil pessoas

Além de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Alagoas e Amazonas estão no foco

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 04/08/2022 às 13:09
Estúdio Ricardo Hara
META E AWS LANÇAM CAPACITAÇÃO PARA 50 MIL PESSOAS - FOTO: Estúdio Ricardo Hara
Leitura:

Com espaço de aprendizado em Pernambuco, a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, irá capacitar 50 mil brasileiros em tecnologias voltadas às áreas de nuvem, marketing digital e tecnologias para o metaverso, até 2023, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa Amazon.com Inc.. A iniciativa está dentro de um novo programa chamado Portal Tech. Voltado a jovens a partir de 18 anos e adultos, o programa terá como foco pessoas formadas em escolas públicas e priorizará a capacitação de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Além de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Alagoas e Amazonas estão no foco. Batizado de Portal Tech, o projeto faz parte de uma ampla iniciativa de treinamento massivo da AWS, que busca fechar a lacuna de talentos em computação em nuvem de forma inclusiva em toda a América Latina, e da Meta.

Para alcançar os grupos sub-representados no setor de TI que são alvo do programa, a campanha digital do Portal Tech irá utilizar ferramentas de geolocalização. “Vimos o impacto positivo que as plataformas digitais tiveram nos últimos anos, ajudando pequenas empresas a encontrar sua clientela e a crescer. Queremos seguir estimulando o acesso a este círculo virtuoso por meio da capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Carol Ferracini, Head de Programas em Políticas Públicas da Meta para o Brasil.

O programa terá duas fases, com a primeira delas iniciando em agosto. Na primeira fase, o objetivo é capacitar 25 mil pessoas em curso de fundamentos da nuvem AWS, oferecido gratuitamente pela empresa de treinamento parceira da AWS, Ka Solution. Outras 25 mil pessoas terão acesso a cursos básicos gratuitos de realidade aumentada (Spark AR) e marketing digital na plataforma Blueprint da Meta.

“De um lado, temos um déficit estimado de 530 mil profissionais na área de TI até 2025, de acordo com a Brasscom, e, de outro, 10 milhões de brasileiros desempregados e 40% da população no mercado informal. A AWS está comprometida a conectar essas duas pontas”, explica o diretor geral para setor corporativo da AWS no Brasil, Cleber Morais.

Na segunda fase do programa, 2 mil estudantes moradores de 17 cidades – onde a escola profissional Proz Educação tem unidades físicas ou parcerias locais para o uso de computadores (como o caso de Recife) - e que tenham feito o treinamento inicial e demonstrem interesse em trabalhar com essas tecnologias. Para participar, os candidatos deverão ter cursado o ensino médio em escola pública.

Também serão observados critérios de gênero e raça, com prioridade para mulheres e pessoas negras. Os selecionados serão formados em Introdução à Programação em um curso online e presencial voltado a habilidades técnicas, como introdução à programação em Javascript, introdução a web services, Node JS e bancos de dados.

Por fim, 1 mil formandos em Programação irão se especializar em computação em nuvem e participar de um curso preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner. Os outros 1 mil receberão treinamento avançado em marketing digital e tecnologias para o metaverso e farão curso preparatório para obtenção de certificações da plataforma do Meta Blueprint.

Metade dos classificados receberá gratuitamente as certificações , de acordo com a performance no curso, e todos receberão suporte na criação de seus currículos e preparação para entrevistas de emprego.

Comentários

Últimas notícias