O Google, focado na melhor conversão de vendas a partir dos anúncios em suas plataformas e, consequentemente, rentabilidade, está aprimorando suas ferramentas de publicidade, do buscador ao YouTube. No B2b, a empresa busca atrair mais varejistas com soluções regionalizadas, buscador com mescla de imagens e palavras e mais possibilidades para destaque e até a venda direta por meio da plataforma de vídeos.
Durante o Black Friday Connections Store, evento do Google que marca o início da preparação para uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, a empresa anunciou o recurso de Promoções no Google Shopping.
O novo recurso funciona como uma etiqueta e permite que determinado produto. Para o consumidor, essa etiqueta permite identificar facilmente as melhores ofertas nas plataformas do Google, incluindo o Google Shopping e a aba de Compras da Busca.
O novo recurso chegará ao Brasil a partir deste mês de outubro.
Para sinalizar as promoções, o lojista precisa acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no seu site ou loja e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não. Por meio do novo recurso de Promoções, o lojista poderá oferecer desconto, cashback ou promoções do tipo "compre 1 e leve 2", além de sinalizar condições especiais de frete.
"Anúncios de produtos que têm alguma promoção associada apresentam, em média, 28% de aumento na taxa de conversão e 46% de crescimento no retorno de investimento em publicidade, se comparados a produtos sem uma promoção associada", justifica a diretora de produtos, privacidade e inovação do Google Brasil, Flavia Verginelli.
A empresa também apresentou o novo modelo de maturidade digital do Google, o Commerce Maturity. Desenhado para acelerar as estratégias de Commerce dos principais clientes do Google, o Commerce Maturity permitirá analisar o nível de maturidade das empresas em relação às suas estratégias de venda nos mais diversos canais, traçando um plano de ação para aprimorar sua operação e estratégia de negócios.
Na mesma linha, também está sendo trazido o G Maturity, que acompanha a evolução digital do negócio e do uso de ads.
A atenção desprendida com o varejo simboliza a busca de receita junto a esses clientes. Para se ter ideia, apenas a introdução do "retire na loja" sobre os anúncios aumentou a taxa de conversão em 13%.
Na plataforma de vídeos, a ideia é absorver uma audiência que facilmente pode ser convertida em compradores. São 120 milhões de brasileiros que acessam o YouTube, contabilizando 5h50 assisistidas por semana de conteúdo.
Estima-se que 85% dessa audiência acredita que a plataforma pode ajudar a tomar uma decisão de compra de forma mais rápida - por meio de vídeos de experimentação de produtos, por exemplo.
Para isso, o Google já mantém em teste nos EUA a possibilidade de início e fim da jornada de compra dentro da própria plataforma, sem qualquer fricção. A novidade ainda não tem previsão de lancamento, mas indica o caminho que a empresa adapta para atração de receita com anúncios.
No YouTube, além do tradiiconal Ads e soluções orgânicas, a empresa tem investindo em ferramentas como shoppable ads, incluindo aí feed de produtos, abaixo do vídeo, que são expostos no reprodução; a promoção dentro da plataforma do conteúdo comercial de influenciadores e ferramentas para as live shopping, com redirecionamento direto dos usuários para lista de produtos sem que seja preciso interromper a reprodução; além de destaque de produtos no chat da própria transmissão no YouTube.