28
maio

Surfe alerta sobre plásticos nos oceanos

28 / maio
Publicado por Alexandre Gondim às 7:00

Praia de Keramas tomada de lixo. Foto: WSL

A quinta etapa do mundial de surfe em Bali muda o nome do evento como alerta ambiental.

O “Corona Bali Pro” anunciado anteriormente foi rebatizado de “Corona Bali Protected“. Para fazer “soar” o alarme em uma das maiores ameaças à sobrevivência dos oceanos do mundo: a poluição por plásticos marinhos.

A ideia é transformar Bali em um projeto-piloto para resolver esse problema ambiental global, implementando a Parley AIR Strategy. Que consiste em evitar plásticos, Interceptar detritos e redesenhar materiais e produtos que tenha o plástico como base de seus processos industriais.

A Corona, patrocinadora desta etapa, assumiu um compromisso ambicioso com a Parley for the Oceans para proteger 100 ilhas em todo o mundo da poluição por plásticos marinhos até 2020. Além desse compromisso, Corona e Parley agora estão convidando marcas da indústria de bens de consumo para participar de uma tarefa com o objetivo de deixar um legado duradouro nas regiões costeiras de Bali,

Com este evento, Corona e Parley estão iniciando uma série de sessões de colaboração com ativistas locais e ONGs, autoridades governamentais, indústrias locais e marcas globais de bens de consumo para criar um plano de ação de 5 anos, que será apresentado em Outubro de 2018 em Bali.

Entra as ações que estão começando na praia de Keramas onde acontece o evento esta a limpeza da praia com voluntários e embaixadores da Corona, Parley for the Oceans e WSL PURE, o braço filantrópico da WSL dedicado à saúde dos oceanos, as limpezas serão organizadas em estreita colaboração com as comunidades locais, ativistas e ONGs.

O projeto Parley for the Oceans aborda as principais ameaças aos nossos oceanos, acreditando que a mudança está nas mãos do consumidor graças ao poder da escolha e em moldar essa nova mentalidade do consumidor através das indústrias criativas.

Artistas, músicos, atores, cineastas, designers de moda, jornalistas, arquitetos, inventores de produtos e cientistas têm as ferramentas para moldar a realidade em que vivemos e desenvolver modelos de negócios alternativos e produtos ecologicamente sensíveis para dar uma opção alternativa.

O Parley foi criado para acelerar um processo de mudança que já está em andamento. Nenhum outro grande movimento na história da humanidade se desenvolveu mais rápido que a causa ambiental. Queremos ter certeza de que somos rápidos o suficiente para não perdermos um tesouro que apenas começamos a explorar e ainda não entendemos completamente: o fantástico universo azul abaixo de nós, surfistas, os oceanos.

Na prática várias empresas já pensam conscientemente e apoiam o projeto, como a Adidas que lançou a primeira linha de produtos de alta performance feitos de plástico retirado dos oceanos, de acordo com o texto divulgado pela empresa eles pretendem impedir que o plástico chegue aos oceanos fazendo do problema a solução, transformando a ameaça em fios para a produção de artigos esportivos.

A ideia neste evento é aumentar a conscientização sobre a necessidade de proteger Bali da poluição por plásticos marinhos. A parceria Corona x Parley já causou impacto em várias regiões ao redor do mundo. A Parley AIR Strategy está sendo implementada em mais de 30 ilhas nas Maldivas, expandindo para novas ilhas na Austrália, México, Chile e República Dominicana.

Por aqui, podemos fazer nossa parte, nos preocupando com o lixo que produzimos e juntando todo o lixo que podermos tirar da praia que frequentamos e do mar que surfamos.

Atitude galera!!!!


Veja também