25
Jun

App de transporte dá liberdade às pessoas com mobilidade reduzida

25 / Jun
Publicado por Roberta Soares às 18:00

 

 

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

 

Às vezes, a melhor saída é pagar por alguns serviços que, infelizmente, deveriam ser oferecidos, com qualidade e gratuitamente, pelo poder público. Não, caro leitor, não estamos falando da saúde, segurança ou educação. Falamos de mobilidade mesmo. Do direito de ir e vir. De pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida que deixam de sair de casa, seja para cumprir agendas médicas, fazer compras, se divertir, passear, viver, por falta de opção de deslocamento e de companhia. Pensando nisso, a empresa Essence Cuidados, do Grupo Urja Social (que executa o programa PE Conduz do governo de Pernambuco), lançou um app que oferece o transporte acompanhado e monitorado em tempo real para idosos e pessoas com limitações de deslocamento.

O serviço funciona da seguinte forma: o cliente opta por escolher um veículo comum ou adaptado com plataforma de acessibilidade (para cadeirantes, por exemplo). A contratação tem que ser de, no mínimo, 1h de duração e inclui cuidadores e auxiliares de enfermagem devidamente capacitados. O tipo de serviço será definido de acordo com a necessidade de cada cliente. “A pessoa pode contratar o Essence Cuidados para ir a uma consulta médica, por exemplo, e ser acompanhada permanentemente, ou apenas para dar uma volta na cidade, passear em algum lugar e voltar para casa. Além do conforto e da segurança no deslocamento, estará acompanhada”, explica o diretor da Essence Cuidados, Rafael Bitu.

É claro que o serviço tem um preço e ele não é barato: R$ 75 a partir de 1 hora, para veículo adaptado com o acompanhamento de um cuidador. O valor é cobrado por tempo de permanência, não pela distância que será percorrida. Mas os pacotes precisam ter, no mínimo, 1h. O custo se torna alto se for algo permanente, mas pode agilizar a vida de muita gente que tem algum tipo de mobilidade reduzida. No primeiro contato, os interessados devem detalhar o tempo do percurso planejado, o tipo de veículo que precisam (regular ou adaptado) e se há a necessidade do acompanhamento de um cuidador no trajeto da viagem.

A ideia do serviço Essence Cuidados é proporcionar a liberdade sonhada por tantas pessoas que se isolam em casa porque dependem da agenda de parentes e amigos. É dar autonomia. Os criadores do app preferem chamar de empoderamento dos clientes, o que resulta em inclusão social. “O serviço proporciona acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes. Também tem a vantagem de poder ter o custo dividido entre familiares, o que facilita a organização da agenda dos parentes que têm responsabilidade com os pais idosos, por exemplo. Não é apenas o transporte, como são os táxis e Uber. O diferencial é o cuidado, a proximidade entre o cuidador e o cliente, a segurança transmitida para os familiares”, reforça o diretor.

TECNOLOGIA

Além de veículos adaptados e de acompanhantes, o Essence Cuidados tem outra vantagem: pode ser monitorado em tempo real (passo a passo) pelo app ou site da empresa. Além de oferecer georeferenciamento de todos os pontos durante o trajeto de deslocamento para o atendimento, os veículos têm câmeras no interior e as imagens podem ser acompanhadas o tempo todo pelo parente em casa ou no escritório.

20160607_100147

De fato, quem já utilizou o novo serviço é só elogios. Vera Lúcia Silva Maciel já contratou um carro adaptado duas vezes para levar a mãe com Parkinson há dois anos, da Madalena, na Zona Oeste do Recife, ao Hospital Santa Joana, nas Graças, na Zona Norte. “O mais interessante é que o serviço pode ser utilizado, também, para atividades de lazer. A pessoa fica deprimida sem sair de casa, e poder fazer um passeio com mais autonomia, o que faz bem para a saúde mental. E você pode acompanhar tudo pela internet”, diz Rafael Bitu.

Para solicitar o serviço, basta efetuar o cadastro pelo telefone (81) 3419-8086 ou no site da Essence Cuidados  (www.essencecuidados.com.br) e realizar o agendamento. No horário alinhado, o veículo irá buscar o cliente em casa ou no local programado e o levará até o destino.


Veja também