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Não está encontrando seu remédio nas farmácias? Saiba o que fazer

17 / jul
Publicado por Bianca Bion às 8:53

Fabricantes devem informar com antecedência desabastecimento de remédio. Foto: André Nery/Acervo JC Imagem

 

Quando falta um medicamento na farmácia, a situação do paciente ou usuário do produto pode ficar mais complicada. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o que o cliente deve fazer nesses casos.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório. Também é possível consultar a lista de Descontinuação de Medicamentos.

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Para o tratamento não ser prejudicado, a recomendação é de procurar produtos genéricos ou similares. O paciente também pedir ao médico que substitua o medicamento.

A descontinuação temporária ou definitiva de medicamentos é regulamentada pela resolução RDC 18/2014 que definiu regras para os laboratórios que vão interromper a fabricação de algum medicamento, provocando sua falta no mercado.

Os laboratórios devem informar com, pelo menos, 12 meses de antecedência, quando houver risco de desabastecimento de medicamentos únicos no mercado ou que representam uma fatia importante do abastecimento. A empresa deve manter o abastecimento durante os 12 meses. Quando há outras opções no mercado, o prazo é de 180 meses. Quando a interrupção for por motivo não previsível, este aviso deve ser feito em até 72 horas depois do fato que prejudica o fornecimento.

Se o laboratório não tiver seguido as normas, o consumidor pode fazer uma denúncia pela sessão Fale Conosco da Anvisa.

 

Quais são os motivos para um medicamento não ser encontrado no mercado?

  • Ainda não existe registro no Brasil
  • O registro foi cancelado
  • O laboratório parou de fabricar o produto
  • Há problemas na distribuição do produto em sua cidade
  • O laboratório parou temporariamente de produzir o produto
  • O medicamento foi retirado do mercado pela Anvisa por problemas na qualidade.


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