11
out

Aluno com paralisia cerebral se forma em história na Universidade de Brasília

11 / out
Publicado por O Viral às 17:10

Reprodução/Arquivo Pessoal

Na vida, tudo é possível. E a prova disso é o estudante de história Luiz Garcia, de 30 anos. Ele foi diagnosticado com paralisia cerebral desde o primeiro ano de idade, tem dislexia (distúrbio que provoca dificuldade no aprendizado) e problemas na visão. Mas nada disso foi suficiente para para-lo e impedi-lo de conquistar o tão sonhado diploma universitário.

Durante os cinco anos que cursou na UnB (Universidade de Brasília), Luiz precisou contar com a ajuda dos pais e dos amigos. Eles tinham a disponibilidade para ler o conteúdo dos livros e gravar os assuntos dados nas aulas em áudio, para que ele Luiz pudesse ouvir sempre que pudesse. Um software também foi utilizado para transformar em texto tudo o que ele falava, o que ajuda na entrega de trabalhos, por exemplo.

Por sempre estar sentado em uma cadeira de rodas, Luiz também precisava de suporte para ir ao banheiro e até mesmo se locomover pelo campus. Os pais dele, desempregados, vendiam lanches na Universidade para ajudar a pagar os gastos do filho.

Enxurrada de boas novas

E a boa notícia não para por aí: Luiz Garcia viajou para São Paulo com a família para realizar uma cirurgia de córnea, que pode devolver qualidade a visão dele. E já existem um próximo passo para a vida desse batalhador: fazer graduação em Jornalismo. Boa sorte em mais uma jornada!

LEIA MAIS:

Pai herói comove internet ao ajudar filho com paralisia a jogar futebol

Idoso do Ceará tira foto com beca de formatura quase 40 anos depois de formado

 


Veja também