10
jan

Agora vai: Assembleia aprova Dia dos Pais e das Mães no calendário oficial de Pernambuco

10 / jan
Publicado por Giovanni Sandes às 14:47

Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foto: Edmar Melo/ JC Imagem

 

Com base em um projeto de lei do deputado estadual Joel da Harpa (Podemos), a Assembleia Legislativa incluiu entre as datas comemorativas de Pernambuco, no calendário oficial do Estado, o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

O projeto, acredite, levou quase 2 anos para ser aprovado. Segundo o deputado, na justificativa do então projeto, agora lei estadual, era preciso colocar o Dia das Mães e o Dia dos Pais na lei para evitar o risco de “banimento” e “exclusão”:

O dia das mães é uma data histórica e foi comemorada oficialmente pela primeira vez nos Estados Unidos no dia 26 de abril do ano de 1910, sendo mais tarde transferido para segundo domingo de maio. Em poucos anos esta data já era comemorada por vários países no mundo inteiro. No Brasil, veio a ser inclusa dentre as datas comemorativas oficiais no dia 12 de maio de 1918, sendo incluída pelo então presidente Getúlio Vargas a data no segundo domingo de maio.

O dia dos pais, que tem o mesmo objetivo do dia das mães qual seja homenagear aqueles que nos deram a vida, fortalecendo o instituto familiar, passou a ser comemorado no Brasil a partir do ano de 1953, no segundo domingo de agosto.

Apesar das datas aqui mencionadas já estarem incutidas na cultura social brasileira, se faz necessária um proteção legal com o proposito de oficializa-las visto que datas de tamanha importância devem ser preservadas e sempre lembradas, evitando qualquer tentativa de banimento que venha a instituir sua exclusão, a fim de manter os paradigmas sociais, presando pelo fortalecimento da família tradicional.

Assim, diante exposto e colocações aqui esboçadas, solicito aos nobres pares a
aprovação deste presente Projeto de Lei.


Veja também