14
Apr

“Nordeste consome 40% das drogas comercializadas no País”, afirma secretário

14 / Apr
Publicado por Raphael Guerra às 15:46

Comitiva do Rio Grande do Norte veio ao Recife conhecer projetos de combate às drogas. Foto: SDS/Divulgação
Comitiva do Rio Grande do Norte veio ao Recife conhecer projetos de combate às drogas. Foto: SDS/Divulgação

Comitiva do Rio Grande do Norte veio ao Recife, na manhã desta quinta-feira (14), para conhecer os métodos que estão sendo utilizados  para o combate as drogas e a inclusão social dos usuários. A comitiva contou com gestores, juízes e conselheiros tutelares. De acordo com o secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas no Recife, Fernando Dourado, “apenas no Nordeste são consumidos 40% dos entorpecentes comercializados no País”. Apesar da estatística alarmante, o gestor afirmou que a capital pernambucana tem apresentado bons resultados na diminuição do consumo das drogas. A secretaria municipal foi criada há pouco mais de um ano.

O “Projeto Fábrica” é um dos programa que estão em desenvolvimento no Recife – usando a arte como meio de transformar a vida dos jovens usuários. “É preciso dar aos jovens a oportunidade, é preciso mudar a realidade deles para assim conseguirmos enfrentar as drogas. Este projeto é importante porque ele dá muitas vezes aos usuários oportunidades que eles não têm. O apoio, a compreensão, um abraço, e claro a arte que tem transformado vidas”, disse o responsável pelo projeto, Genivaldo Francisco.

Um dos integrantes do grupo, identificado como Flávio, era usuário de drogas quando conheceu o projeto. “Mudou a minha vida. Eu era uma pessoa antes de conhecer e agora sou outra. Aqui eu tenho amigos, uma família e sempre que um de nós tem uma recaída, estendemos a mão, não julgamos, somente apoiamos. Pois é isso que nos falta, apoio. E aqui é o que não falta”, disse.

Com informações da assessoria da SDS


Veja também